Tayla Pinotti

5 dicas para manter as unhas bonitas e saudáveis durante a quarentena

Cuidar das unhas na quarentena

Quando a quarentena devido à pandemia do coronavírus foi decretada, imaginava-se que as mulheres iam abdicar completamente dos cuidados de beleza. Nos primeiros dias, não lavar o cabelo, evitar maquiagem e deixar as unhas sem esmaltes pareciam o paraíso, mas, em pouco tempo, as mais vaidosas notaram que quando o cabelo tá ok, a unha tá ok e a maquiagem tá ok, a autoestima também fica mais que ok.

Apesar da reabertura de muitos salões de beleza após as medidas de flexibilização da quarentena, fazer as unhas está longe de ser uma atividade essencial. Isso quer dizer que você não pode fazer a unha na quarentena? É claro que não, desde que você faça a sua própria manicure em casa. Além disso, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que elas estarão bonitas e, claro, saudáveis. Confira abaixo quais são.

Mantenha uma rotina de hidratação das unhas e cutículas

Lavar as mãos constantemente e aplicar álcool em gel são as principais medidas preventivas contra a covid-19, mas elas tendem a deixar a região ressecada. Para manter as mãos e as unhas macias e saudáveis, você pode usar qualquer hidratante corporal ou de mãos, lembrando sempre de aplicar o produto também no leito ungueal, local onde ficam as cutículas.

Invista em bases fortalecedoras

Ao contrário dos cremes e ceras hidratantes, que são instantaneamente removidos quando entram em contato com a água, as bases fortalecedoras – geralmente com Timol e Sorbitol na composição – permanecem nas mãos mesmo após a higienização com água e sabão ou álcool em gel. Por isso, se você quer evitar quebras, rachaduras ou um aspecto feio, invista em bases fortalecedoras.

Tente manter as unhas curtas e limpas e deixe que elas respirem

Sim, suas unhas também precisam “respirar” e o isolamento social pode ser o momento perfeito para você deixar os esmaltes coloridos de lado algumas semanas. Além disso, devido à pandemia, o ideal é que as unhas estejam sempre limpas e curtas, pois o comprimento pode facilitar a proliferação do vírus – não é à toa que, durante a higienização das mãos, é necessário criar “poças d’água” na região para que ela fique limpa.

Evite tirar as cutículas completamente

A discussão sobre tirar ou não as cutículas já é antiga no universo da beleza. No entanto, é consenso entre os especialistas da área de saúde que a melhor opção é manter as cutículas, ou remover apenas o excesso de pelinhas. Isso porque a cutícula é a membrana protetora da unha que impede a entrada de fungos, bactérias, água, e muito mais e, ao removê-la, você remove também toda a proteção natural das suas unhas.

Aproveite o tempo livre para criar nail arts exclusivas

É claro que o mais importante agora é manter as unhas saudáveis, seguindo todos os cuidados necessários para que elas permaneçam bonitas mesmo sem as idas ao salão, mas você pode aproveitar a quarentena para se aventurar fazendo suas próprias unhas. E não só isso: você ainda tem tempo (quase) de sobra para criar nail arts exclusivas sem precisar se preocupar demais com o resultado. Nunca fez as próprias unhas? Aproveite e confira como fazer as unhas em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *