Como fazer um esfumado simples: especialista ensina truques

Por: Luana Queiroz
Esfumado simples
Confira dicas de esfumado para iniciantes

Queridinho quando o assunto é maquiagem, o olho esfumado é uma técnica clássica que, apesar das diversas tendências no mundo das makes, continua com lugar de destaque, sendo muito procurado nos tutoriais online.

No entanto, mesmo muito conhecido, fazer um esfumado simples pode ser um pouco difícil e trazer muitas dúvidas. Mas isso vai ficar no passado! O maquiador Sandro Borges vai ensinar truques para, de uma vez por todas, você fazer a técnica.

Confira dicas de quem entende do assunto e garanta olhos esfumados deslumbrantes.

Truque #1 – preparar a pele

A primeira dica para um esfumado perfeito, ou para qualquer maquiagem, é preparar bem a pele. Faça uma rotina de cuidados faciais que envolva limpeza, hidratação e proteção solar. “Cuidados antes da maquiagem são essenciais para que ela dure mais e para que ela fique mais bonita”, afirma Sandro.

skincare

Truque #2 – uniformizar a pálpebra

Depois, segundo o maquiador, é muito importante uniformizar a área que vai receber o esfumado: a pálpebra. Para isso, Sandro sugere que você passe uma camada de corretivo para uniformizar o tom da pele dessa região e, também, aplique um primer para aumentar a fixação da sombra.

Truque #3 – buscar referências

Antes de começar o seu esfumado, Sandro dá uma dica valiosa: “Antes de começar qualquer maquiagem, é importante você já ter em mente o que quer fazer. Então, procure referências de olhos parecidos com seus para o resultado ficar bem próximo ou igual ao que você espera. Vá atrás de referências em blogs, sites, Instagram, Pinterest, não importa o aplicativo… você viu um olho que é parecido do formato do seu? A partir daí, você vai começar a procurar as cores que gostaria de fazer”.

Sombra esfumado marrom
Para um esfumado marrom, escolha tons da mesma cartela

Truque #4 – escolher as sombras

Agora entrando nas dicas de esfumado em si, uma das mais importantes, principalmente para iniciantes, é pensar no esfumado usando dois ou três tons de sombra. De acordo com o maquiador, “se você fizer um degradê de cores, do tom mais escuro na raiz dos cílios para o mais claro, vai ser muito mais prático esfumar. Por exemplo, uma sombra marrom escuro ou preta bem na raiz dos olhos. Aí vai subindo com marrom médio e o mais claro antes da linha do iluminador (embaixo da sobrancelha)”.

Truque #5 – usar o pincel certo

As ferramentas certas vão te ajudar, e muito, a conquistar seu esfumando. Por isso, Sandro ressalta o valor de escolher os pincéis certos para esfumar olhos: “existem pincéis que são próprios para esfumar. Eles são mais gordinhos, levemente macios, mas nem tanto porque tem que dar uma firmeza para fazer o esfumado. Então esse pincel, sendo ele mais grossinho, mais gordinho e cheinho, e de certa forma mais firme, vai te ajudar bastante no resultado final do esfumado”.

Pincel esfumar olhos
Pincel para esfumar olhos facilita a técnica

Truque #6 – formar um degradê

Agora, se você deseja usar só uma cor, como fazer aquele esfumado preto clássico, a dica é carregar mais na raiz dos cílios, depositando a sombra, aos poucos, e trazendo-a para cima com a ajuda de um pincel. Sandro reforça que “quando você chegar lá em cima, na hora de esfumar, vai ser muito mais fácil. Assim, você vai ter um olho esfumado de um tom só”. Seguindo esses passos, você vai formar um degradê e tornar o esfumado mais suave e com um acabamento mais bonito.

Anotou todos os truques de como fazer esfumado? Então chegou o momento de colocar a mão na massa e destacar, ainda mais, a beleza dos olhos!

Leia também