Talitha Benjamin

Saiba mais sobre o shiatsu e seus benefícios para a saúde

Saiba como fazer massagem de shiatsu e aprenda a cuidar de sua saúde corporal

Em tempos de rotinas regidas pelo estresse e por preocupações, as formas de alcançar a tranquilidade e o bem-estar são muito bem-vindas. O shiatsu é uma técnica de massagem terapêutica que visa buscar o equilíbrio entre corpo e mente através da pressão dos dedos ou palmas da mão em áreas vitais do corpo. O nome vem do japonês e significa justamente “pressão com os dedos”.

Origem do shiatsu

Pode parecer apenas uma massagem comum, mas o shiatsu tem origem antiga, proveniente da medicina oriental. Ela tira inspiração de uma técnica milenar oriental que consiste em usar exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação, além das massagens, para aprimorar o funcionamento do organismo e energia vital (chamada de Tao Yin).

O shiatsu que conhecemos hoje está mais próximo das técnicas de fisioterapia e quiropraxia, além de ter se atualizado com os conhecimentos de anatomia do último século. Desde 1964, é reconhecido pelo governo japonês como uma terapia independente.

Técnica utilizada

Com as mãos você faz a massagem de shiatsu na mulher e deixa ela relaxada e cuidando da saúde

Seguindo o conceito tradicional da medicina oriental de que o corpo humano também é energético, esse organismo vai conter canais de energia que se assemelham ao sistema circulatório. No corpo energético, o que temos fluindo é a energia vital, que será distribuída para diversos pontos do corpo, e em diferentes segmentos.

O shiatsu vai utilizar os movimentos manuais para estimular os cerca de 365 pontos de pressão (“tsubos”) presentes no corpo humano, numa tentativa de equilibrar o fluxo de energia vital (chamado de “ki”, que não se vê, mas se sente). Ao redistribuir o “ki”, que pode estar em falta ou em excesso em alguma parte do corpo, devolve-se a capacidade vital ao organismo para fortalecer a resistência natural do corpo, como o sistema imunológico, por exemplo.

Benefícios do shiatsu

O objetivo do shiatsu é identificar e redistribuir os acúmulos de energia, o que os terapeutas dessa prática chamam de “jitsu”. Em conjunto com outras técnicas alternativas ou até mesmo convencionais, o shiatsu pode estimular o fortalecimento do organismo para combater doenças físicas ou psicológicas, já que seu benefício é restabelecer o equilíbrio entre corpo e mente.

Os males que o shiatsu pode ajudar a combater incluem: enxaquecas; dores musculares em pontos energéticos como pescoço, costas e ombros; tensão e ansiedade causados pelo estresse; cansaço e fraqueza; insônia e outros distúrbios do sono e problemas respiratórios.

Como fazer o shiatsu

Existem diversos tutoriais e aulas disponíveis que podem te ensinar o conceito básico dos movimentos do shiatsu. No entanto, para conhecer os benefícios da prática terapêutica em primeira mão, é válido procurar um massagista que conheça os pontos que precisam ser estimulados em uma primeira vez.

Os benefícios do shiatsu são muitos, tanto para o corpo quanto para a mente, e além disso, pode te proporcionar muito relaxamento e te livrar das tensões que se formam ao longo do dia. Busque por um profissional que possa te auxiliar a conhecer de perto essas vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *