Tayla Pinotti

Você sabe o que é sérum facial e para que serve?

Sérum facial

Se você se interessa por maquiagem e mantém uma rotina de cuidados com a pele, provavelmente já ouviu falar ou leu sobre sérum facial, certo?

Mas, você sabe o que é sérum e para que ele serve? Se ainda não sabe, descubra agora tudo que você precisa saber sobre esse produtinho que já está conquistando muitas adeptas.

O que é sérum?

Basicamente, sérum facial é um produto líquido, com textura fina, de fácil absorção e que deve ser aplicado antes do protetor solar ou do hidratante.

Ele pode ser comparado a um primer – item de maquiagem multifuncional que retira a oleosidade da pele, dando um acabamento mais aveludado e amenizando as linhas de expressão.

No entanto, o sérum se diferencia dos tradicionais cremes para o rosto justamente pela textura, que possui mais água do que óleo na composição, sendo indicado principalmente para quem tem a pele oleosa.

Uma das principais vantagens desse produto é a capacidade de concentrar diversos ingredientes e ativos que são facilmente absorvidos e oferecem uma ação eficaz na pele com a aplicação de apenas algumas gotas.

Pessoas com todos os tipos de pele podem usar séruns, mas é indicado sempre verificar os benefícios e os ativos presentes na fórmula do produto para entender qual é o mais adequado.

O sérum pode ser usado diariamente e, por ter uma textura fluída e ficar praticamente imperceptível na pele, mulheres e até homens estão apostando no produto.

Para que serve o sérum?

Existem diferentes tipos de sérum e cada um deles oferece benefícios específicos. Entre as diversas substâncias presentes no sérum estão as que promovem ações anti-idade, as clareadoras, as hidratantes, as antioxidantes ou com proteção UV.

Além disso, cada um é desenvolvido para uma necessidade cutânea, como o tratamento de acne, combate à pele seca e às linhas de expressão, por exemplo. Os séruns também ajudam a remover células mortas e a regenerar as fibras de colágeno e elastina da pele.

Quais são os tipos de sérum?

Confira abaixo quais são os ativos e funções dos principais séruns e escolha o ideal para a sua pele!

Função Anti-acne – Ativo: Ácido salicílico

Para quem sofre com pele acneica, a dica é procurar séruns que tenham ácido salicílico ou ácidos alfa-hidroxi, já que esses ativos ajudam a eliminar o excesso de oleosidade do rosto, além de desobstruir os poros, resultando em uma pele com textura mais suave. O resultado é visível: uma pele longe do aspecto oleoso e brilhante e sem cravos e espinhas aparentes.

Função Hidratante – Ativo: Ácido hialurônico

Se você tem a pele seca ou se quer garantir uma cútis sempre hidratada, a melhor opção é o sérum com ácido hialurônico, um ativo que tem poder umectante, o que significa que hidrata e estimula a produção de colágeno ao mesmo tempo. Esse ácido ajuda a reter água na pele, aumentando o poder de absorção quando um hidratante for aplicado.

Função Antissinais – Ativo: Retinol

Indicado para quem quer prevenir ou amenizar as linhas de expressões, os séruns com retinol na composição ajudam a promover um resultado eficaz na suavização da pele. No entanto, dermatologistas apontam que é necessário ter paciência, já que o produto pode levar até noventa dias para começar a mostrar resultado.

Função Antioxidante – Ativo: Vitamina C

Cheia de benefícios, a vitamina C presente nos séruns ajuda a evitar o envelhecimento, previne e elimina manchas escuras, além de ser um ótimo antioxidante. O produto com esse ativo estimula a síntese de colágeno e elastina e também ajuda no combate aos radicais livres. Quando for escolher seu sérum facial com vitamina C, procure por fórmulas com até 20% de concentração e que tenham também vitamina E e ácido ferúlico.

1 comentário neste post

  1. Luis Almeida disse:

    Adorei este artigo, muito bom mesmo, vou compartilhar mais vezes com meus amigos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *