Thauany Lima

5 perguntas que você deve saber responder em uma entrevista de emprego

entrevista de emprego
Um dos momentos mais tensos na vida de uma pessoa é durante uma entrevista de emprego, não é mesmo? É preciso ser sincero, demonstrar interesse pela vaga, além de convencer o recrutador que você é a melhor opção.
Contudo, muitos erros recorrentes fazem inúmeros candidatos serem desclassificados do processo, mesmo eles sendo superqualificados para a vaga.
Com a intenção de orientar as pessoas que não têm muitas experiências em entrevistas de emprego. Separamos as principais perguntas de recrutadores para ajudá-los a não falhar na hora certa. Confira!

Porque devemos contratar você?

Essa pergunta é clássica nos processos seletivos. Porém, muitos candidatos abrem o coração e começam autoelogiar-se fugindo totalmente do que a empresa está buscando.
Nesse momento você deve ser verdadeiro e responder o que realmente é capaz de gerar para empresa, como: bons resultados, alinhamento do setor, restauração da equipe, entre outras coisas. Além disso, diga que está disposto a crescer junto com a empresa e que está nivelado com a cultura da instituição.

Porque você deseja esse trabalho?

Esse é o momento de você puxar o saco da empresa e da função que irá desempenhar, caso seja contratado. Então elogie o trabalho e se inclua nessa visão, como, por exemplo, “eu amo lecionar e acredito que vocês estão fazendo um belo trabalho aqui na instituição, por isso quero fazer parte desse time!”.
Tente não parecer forçado, mas busque se informar sobre a empresa para não falar informações erradas sobre o lugar.

O que você considera seu ponto forte e fraco?

Tente sair do óbvio nessa parte da entrevista. Não diga que seu maior defeito é a “ansiedade” ou “perfeccionismo”, seja autêntico, contudo, não fale que “não consegue cumprir metas” ou algo similar, isso pode comprometer a sua aprovação.
Diga que não fica confortável ao falar em público ou que trabalha melhor sem pressão, porém, sempre deixe claro que está trabalhando para melhorar esses defeitos.
Quando o assunto é ponto positivo, arrisque em “tenho uma comunicação bastante persuasiva” ou “sou ótimo em construir relacionamentos”, os recrutadores adoram pessoas com facilidade de interação.

Onde você se vê daqui cinco anos?

Essa pergunta é uma das mais importantes do processo seletivo, ela vai mostrar ao recrutador se você está entrando na carreira certa para seu futuro. Por essa razão, dependendo da sua resposta ele irá analisar se seu cargo vai conseguir te levar até lá.
Para ajudá-lo a construir uma boa resposta, pense em uma carreira que aquela vaga pode te trazer, combinado?

Qual o seu emprego dos sonhos?

Nesse momento o entrevistador também quer saber se o cargo está de acordo com as suas metas e expectativas de vida.
Por isso, mostre suas ambições e objetivos sempre indicando como a empresa que pretende trabalhar pode te proporcionar isso.
Gostou das dicas? Que tal saber o que evitar em uma entrevista de emprego? Temos certeza que você vai se sair muito bem nos próximos processos seletivos.

Veja também.

 

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *