Thauany Lima

Porque o cabelo natural é mais saudável? Descubra tudo sobre essa condição capilar

Pode parecer algo lógico, no entanto, muita gente não sabe que os cabelos naturais são mais saudáveis do que os quimicamente tratados.
Quando falamos em cabelos submetidos à química, nos referimos as madeixas com alisamentos, relaxamentos, permanentes, colorações, entre outros. Esses tipos de mudança agride a estrutura capilar gradativamente, ou seja, não vai ser nas primeiras aplicações que vai perceber os danos, mas sim ao longo das repetições.
O cabelo natural por sua vez é mais saudável, desde que os cuidados regulares sejam feitos, isso inclui hidratação e nutrição, fundamentais para qualquer tipo de cabelo.
Confira os principais motivos para aderir ao cabelo natural:

1. Cabelo natural cresce rápido

Não é uma regra, mas quando não existem agressões por químicas ou elétricos quentes (chapinha e secador) nos fios, é notável um crescimento mais rápido e saudável das madeixas.
No entanto, essa opção não se aplica quando a hidratação capilar não estão em dia, já que ambos são requisitos fundamentais para ter um cabelo forte.

Mas cabelo natural precisa de hidratação?

Simmm! Seja liso, ondulado, cacheado ou crespo, nenhuma curvatura está isenta do ressecamento ou fragilidade, por isso a hidratação é uma etapa extremamente significativa na vida dos cabelos naturais.
Os fatores climáticos, como a chuva, o sol e o frio, por exemplo, são elementos que podem causar danos a fibra capilar, por isso a hidratação entra como uma proteção e recuperação de leves agressões, devolvendo a umidade dos fios e restabelecendo o movimento e a maciez do hair.
O processo de hidratação capilar precisa ser feito semanalmente em todos os tipos de cabelo, principalmente nos cacheados e crespos (curvaturas mais ressecadas organicamente).

2. Você não precisa ficar preocupada com a manutenção

Não tem jeito: pessoas cacheadas e crespas que são adeptas de química de transformação precisam retocar a raiz quase sempre.
Quando se assume o cabelo natural essas preocupações desaparecem, dando espaço para uma vida mais livre e sem dependência de procedimentos de transformação.

3. Não se preocupe com a chuva!

Um dos maiores medos de quem é subordinado aos cabelos alisados é sair em tempos chuvosos, já que qualquer umidade pode trazer à tona o cabelo natural.
Quando se escolhe ter o cabelo orgânico, não é mais necessário evitar molhar as madeixas, já que elas não vão se alterar com a água.

4. Cabelo natural é mais forte

Cabelos hidratados e naturais são mais fortes, isso acontece porque a maioria das químicas capilares alteram a natureza dos fios, ou seja, mudam o DNA do cabelo, agredindo desde a as cutículas externas, até as internas. Esses fatores podem eliminar o brilho, o movimento e a resistência das madeixas naturais.

5. Cabelos quimicamente tratados são lindos no início do processo

É isso mesmo, os primeiros resultados dos alisamentos e relaxamentos capilares são lindos, no entanto, com o tempo as substâncias dos tratamentos, principalmente os à base de formol, retiram toda saúde dos fios.
O efeito da escova progressiva, por exemplo, é artificial e momentâneo. De acordo com especialistas ela deixa o cabelo brilhante e macio nos primeiros processos, depois de um tempo as pontas ficam ralas e o comprimento opaco e sem movimento.
São inúmeros os benefícios do cabelo natural, além de ser mais saudável, ele também combina perfeitamente com o formato do rosto de qualquer pessoa.
Coloque na balança os prós e contras dos cabelos naturais e faça sua escolha, mas não esqueça de levar em consideração o seu gosto pessoal e conforto com o visual, ok?

Porque o cabelo natural é mais saudável? Descubra tudo sobre essa condição capilar
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

1 comentário neste post

  1. Brenda Pereira disse:

    Meu cabelo é divido exatamente na metade. A parte de cima é um cacheado/ondulado, a parte de baixo é liso/crespo. Não sei bem como lidar com ele kk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *