Priscila Esperandio

Samba de roda: O que é, quando e onde surgiu e quais são suas características

Que o samba é a cara do Brasil todo mundo já sabe. Mas o que você sabe sobre o samba de roda? Conhece sua origem? Está a fim de conhecer mais o assunto? Então me acompanhe e fique por dentro!

O que é samba de roda

O samba de roda é uma manifestação artística composta por música, dança e poesia. A origem do samba de roda remonta ao ano de 1860 na região do Recôncavo da Bahia, e sua criação contém herança de diferentes culturas, como a portuguesa, mas principalmente a africana.

Samba de roda do recôncavo baiano

O Recôncavo baiano é uma região que engloba o litoral do estado, como Salvador, e parte do interior. Este lugar faz parte da história do samba de roda, pois foi onde nasceu este ritmo. O samba de roda foi criado pelos milhares de escravos trazidos da de diversos países da África, principalmente para o trabalho nas plantações de cana de açúcar.
O samba de roda da Bahia herdou influências do semba (ritmo angolano) e também sempre esteve muito associado à capoeira, que é composta de luta e música. Muito além de ser simplesmente um ritmo musical, o samba de roda é usado, desde seu nascimento, em manifestações religiosas do povo negro, como o candomblé. Neste, as letras de samba de roda remetem ao culto a seus orixás.

Capoeira

Trajetória do samba de roda

Com o tempo, o samba de roda foi migrando para outros estados, especialmente para o Pernambuco e Rio de Janeiro. Neste, o ritmo evoluiu, tornando este estado conhecido como a capital mundial do samba de roda.
Além do samba carioca, do samba de roda vieram muitos derivados: a Bossa Nova, por exemplo, é mundialmente apreciada e nasceu na década de 1950. Posteriormente, nasceram ritmos musicais como o axé, samba e pagode.

Características do samba de roda

O samba de roda tradicional é executado em círculo, principalmente por mulheres, sob o som das palmas e de instrumentos como o berimbau, atabaque, viola, reco-reco, agogô, pandeiro e chocalho. O nome samba de roda é devido às pessoas formarem um círculo, que recebe um por vez ao centro para dançar. Os movimentos de dança do samba de roda envolvem os pés, pernas e quadris.

Mãos masculinas tocando pandeiro

Reconhecimento do samba de roda

Em 2004, na mesma semana em que é celebrada a Consciência Negra (20 de novembro), o samba de roda foi reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Este, inclusive, elaborou um documentário com maiores detalhes sobre a história do samba de roda. Já no ano seguinte, em 2005, foi ainda declarado Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Samba de roda: patrimônio nacional

Gostou de conhecer mais sobre o samba de roda? Agora que você já aprendeu, compartilhe estas informações com os amigos. Para mais conteúdos como este, continue em nossa página. Para sugestões, opiniões ou dúvidas, é só comentar aqui embaixo. Até mais!

Samba de roda: O que é, quando e onde surgiu e quais são suas características
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *