Raquel Fialho

Sardas: tudo o que você precisa saber sobre estas charmosas manchinhas

Sardas

As sardas são aquelas manchinhas tão conhecidas na pele, principalmente de quem é ruiva ou tem a pele bem clarinha. As manchinhas são benignas, mas elas precisam de cuidados. Saiba mais logo abaixo.

As sardas são pontinhos que podem variar entre a cor marrom claro ou marrom mais escuro. Elas podem surgir após os primeiros meses de nascimento, mas também podem aparecer com o passar do tempo, assim como a exposição ao sol. Por isso, são mais frequentes em áreas como o rosto, braços, colo e costas.

As sardas não são malignas, mas é sempre importante cuidar para não desencadear qualquer tipo de doença de pele.

Sardas no rosto: cuidados

Para cuidar das sardas e evitar que mais delas apareçam, siga as dicas:

  1. Evite a exposição ao sol e sempre utilize protetor solar;
  2. Use chapéus e bonés nos dias quentes;
  3. Evite o sol nos horários de forte calor (10h às 16h);
  4. Apesar das sardas serem manchas inofensivas, elas podem camuflar outras manchas, portanto, sempre passe por um médico dermatologista.

Sardas no rosto como ter?

Antes, quem tinha as charmosas marquinhas no rosto queria escondê-las. Hoje, elas aparecem nas passarelas, nas capas de revistas e também nas ruas e vem fazendo o maior sucesso. Há até mesmo quem opta por ter sardas através de maquiagens ou a partir de tatuagens semipermanentes, para as mais corajosas.

As sardas são marcas naturais, geralmente da pele branca e normalmente pela genética. Quem já tem sarda, mas deseja deixá-las ainda mais marcadas, o sol pode ajudar nesse fator. Porém, é importante que tome os devidos cuidados ao se expor ao forte calor.

Já quem opta pela maquiagem, é uma das formas mais fáceis de “criar” pequenas sardas. Para isso, basta pegar um lápis ou delineador na cor marrom claro. Após escolhido, faça pequenas marcações nas proximidades dos olhos e nariz. Em seguida, esfume com uma espoja ou pincel, para deixar ainda o mais natural possível, depois, aplique por cima o pó compacto.

Como tirar sardas do rosto

Apesar de estar chamando atenção no mundo da beleza, há aquelas que não gostam dos pontinhos no rosto e optam por tirar ou amenizar a pigmentação. Hoje, com diversos recursos, isso é possível!

 

Peeling químico

Esse peeling só pode ser feito por profissionais, isso porque ele retira as camadas da pele, deixando-a mais clara e amenizando as manchas da região.

Através do laser

Através da luz pulsada, as manchas podem sumir após algumas sessões. O clareamento a laser também deve ser feito por um profissional esteticista ou dermatologista.

Cremes clareadores

Mais comum e também mais utilizado, os cremes com função de clarear a pele possuem hidroquinona ou ácido kójico que tem o poder de clarear a pele em alguns meses de uso. Eles podem ser adquiridos em farmácias e perfumarias. Mas, antes de usá-lo, converse com o seu médico e leia a bula.

Sarda ou mancha?

A sarda é também caracterizada por ser um tipo de mancha, porém, é uma mancha mais clara, com tonalidade marrom ou castanha (clara). Já as manchas são marcas que costumam aparecer pela exposição do sol e ao longo da idade. Algumas delas podem apresentar coloração marrom escuro e preto, e de diferentes formatos: pequenas, grandes, redondas, ovais ou elevadas.

Mas, quando essas manchas surgem, o ideal mesmo é procurar um médico e saber o porquê de elas terem aparecido em sua pele, ok?!

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *