Por mais vaidosa que uma mulher seja, é normal cometer alguns erros que danificam a saúde do cabelo por descuido.
Simples hábitos que parecem inofensivos podem acabar prejudicando a beleza dos cabelos, ainda mais porque eles, a curto prazo, passam despercebidos.
Quer saber quais são os hábitos que danificam a saúde dos seus fios? Confira a lista abaixo e fique atenta para não repetí-los!
Esquecer de usar o defrizante
A maioria das mulheres não usa protetor térmico antes de usar o secador, a chapinha ou o modelador de cachos. Também conhecido como defrizante, esse produto tem como função proteger os fios das altas temperaturas das ferramentas de calor e não usá-lo prejudica os fios, deixando-os ressecados e sem vida.
Dormir com o cabelo molhado
Por mais gostoso que seja tomar uma ducha antes de dormir, passar a noite com o cabelo molhado não é uma boa ideia. Isso porque além de causar a quebra dos fios e de deixar o couro cabeludo mais oleoso, dormir com o cabelo molhado pode causar dor de cabeça, resfriado e até dores musculares.
Torcer o cabelo na toalha na hora de secar
Secar o cabelo depois do banho é fundamental, mas o atrito entre a toalha e o cabelo agride a cutícula dos fios. Por isso, o ideal é fazer essa secagem com movimentos suaves, evitando torcer ou esfregar o cabelo na toalha. Outra opção é substituir a toalha comum por uma camiseta de algodão, que agride menos os fios e ainda evita o frizz.
Passar o dia todo com o cabelo preso
Não há nada de errado em prender o cabelo, contanto que esse não seja um hábito! O problema de usar o cabelo preso com frequência é que isso pode acabar deixando os fios quebradiços, já que é necessário torcê-los ou tracioná-los para conquistar o efeito desejado.
Lavar o cabelo só com água quente
Todo mundo adora tomar um banho quentinho, mas lavar os fios com água quente pode prejudicá-los, porque a alta temperatura estimula a produção de sebo e aumento da oleosidade do cabelo. Sempre que possível, opte por um banho morno, seu cabelo vai agradecer!
Carregar o cabelo com química
Querer mudar o visual é mais do que permitido, mas carregar o cabelo com diferentes procedimentos químicos não é nada saudável. Se você pinta o cabelo e alisa, por exemplo, o ideal é dar um intervalo de três meses entre um procedimento e outro.