Tayla Pinotti

Por que ninguém precisa ser feminista 100% do tempo

Ser feminista

Muitas pessoas acham que ser feminista significa ser militante o tempo todo. E que, para apoiar um movimento, uma mulher precisa ser lutar pela causa em cada atitude que toma.

Mas não é bem assim.

Mulheres que lutam pela igualdade de gênero costumam, sim, serem incisivas e se dedicarem para a construção de uma sociedade mais justa, o que não significa que toda feminista precisa fazer uma revolução a cada esquina.

É verdade que a desconstrução do machismo deve ser feita de forma gradual e combatida no dia-a-dia, mesmo que nos mínimos detalhes. Só que, por outro lado, provavelmente não existe no mundo pessoa disposta a lutar a cada passo que tomar.

Atualmente existem muitas militantes do feminismo que servem de inspiração para meninas de todas as idades. Porém, antes de mais nada, é importante lembrar que elas são pessoas comuns, que têm dias ruins e que, às vezes, não querem ter que discutir com ninguém.

Diversas atitudes consideradas machistas ainda são executadas por mulheres que buscam a igualdade de gênero, mostrando, inclusive, que essas coisas não fazem delas menos feministas.

Tudo isso significa que ninguém precisa ser feminista 100% do tempo.

O feminismo no dia a dia

Por exemplo: sabe aquele seu tio que fica mandando piadinha machista no grupo do WhatsApp e que você provavelmente já cansou de tentar explicar que aquilo não tem graça?
Então. Está tudo bem se você ignorar uma “piada” ou outra.

Ou então sabe aquela rodinha de meninas super empoderadas e que falam o tempo todo sobre assuntos que envolvem feminismo?
Então. Também está tudo bem se você não estiver em um dia bom e não quiser participar do papo.

Sabe também aquele post de um colega no Facebook com algum comentário machista de um desconhecido?
Então. Você não precisa, necessariamente, vestir uma capa e ir lá discutir com esse cara.

Felizmente, o movimento feminista cresceu bastante nos últimos anos e continua cada vez mais sendo disseminado por mulheres de todas as idades. Sendo assim, você não precisa ser sempre a responsável por intervir quando vê o machismo se manifestando por aí, certo?

Interferir em pequenas atitudes é importante e interferir em casos de machismo extremo é totalmente necessário, mas, lembre-se: a revolução nunca é feita sozinha.

O mundo precisa de mais pessoas como você, mas tentar ser feminista o tempo todo, (assim como tentar ser simpática e positiva o tempo todo) pode acabar te consumindo. Tire a capa de super-heroína sempre que achar necessário e lembre-se que todas as mulheres feministas fazem isso às vezes.

Por que ninguém precisa ser feminista 100% do tempo
5 (100%) 5 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *