Shampoo de café: será que funciona?

Por: Luiza Olinda

shampoo de café

Se você já procurou por receitinhas caseiras para fazer os cabelos crescerem mais rápido e deixá-los mais fortes, brilhantes e macios, provavelmente já ouviu falar do milagroso shampoo de café.
Existem diversas receitas na internet, mas ele basicamente é feito com uma mistura muito simples que leva café em pó e o seu shampoo neutro preferido.
O shampoo de café promete acelerar o crescimento capilar e deixar os cabelos mais resistentes. Mas será que uma mistura tão simples realmente pode ajudar os cabelos a crescer mais rápido? É o que vamos debater a partir de agora!

Shampoo com café: a diferença entre o café e a cafeína

Para começar a desvendar o mistério do shampoo de café, vamos falar primeiro sobre a cafeína e os efeitos dela para nossa saúde.
A cafeína não é nem vilã e nem mocinha, e, assim como muitos elementos que ingerimos, pode fazer bem ou mal, dependendo da quantidade e da frequência que é ingerida.
Os efeitos mais conhecidos da cafeína são tirar o sono e dar mais energia, o que faz bastante sentido já que se trata de um elemento estimulante. Ela age diretamente no nosso sistema nervoso central e inibe o hormônio que é responsável por diminuir a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.
Como consequência disso, a cafeína deixa o corpo mais “ligado”, o que pode realmente atrapalhar o sono. Mas, em contrapartida, também faz com que o nosso sistema, estando nesse estado de alerta, nos deixe mais irritadas, inquietas, ansiosas e pode agravar casos de insônia.
Falando mais especificamente da ação da cafeína nos cabelos, vale mencionar que ela também inibe a DHT, um metabólito que é tido como a principal causa da calvície e que pode enfraquecer os cabelos.
Bem, se a cafeína ajuda a prevenir a queda e o enfraquecimento dos cabelos e ainda pode estimular a circulação sanguínea, então misturar o shampoo com o café deve mesmo funcionar, certo? Errado.
Café e cafeína não são a mesma coisa. A cafeína é um elemento que está contido no café, mas a concentração em cada grão é tão pequena que não representaria benefício, de acordo com especialistas.
Apenas a cafeína pura pode ter algum efeito no crescimento capilar, mas o shampoo de café caseiro dificilmente apresentaria resultados de crescimento ou fortalecimento dos seus fios. É triste, mas é verdade.

Usou o shampoo de café e o cabelo cresceu? O que pode ter acontecido?

O que pode ter acontecido com algumas mulheres que relataram crescimento e mudança na aparência dos cabelos é que, ao esfregar o shampoo com os grãos de café no couro cabeludo, elas fizeram uma esfoliação capilar.
Esse procedimento ajuda a eliminar as impurezas dos fios e controla a oleosidade, o que faz com que a absorção dos nutrientes (que serão repostos quando você aplicar cremes de hidratação e nutrição) seja mais fácil.
Além disso, a esfoliação ainda estimula a circulação e desobstrui os poros, e isso sim faz com que o cabelo cresça mais forte e mais rápido.
Esse é o principal motivo pelo qual a shampoo de café parece fazer efeito. Muita gente acha que foi a cafeína que ajudou no crescimento e fortalecimento dos fios, quando, na verdade, apenas a ação esfoliante fez todo o trabalho. Um pouco injusto, não acha?
Mesmo assim, existem outras receitas que você pode usar para esfoliar o cabelo sem gastar o seu shampoo. Misturar um copo de iogurte natural com açúcar, por exemplo, é uma delas!

Shampoo com café: pode aplicar cafeína direto no cabelo então?

Agora você deve estar pensando, se o café não vai ajudar, posso misturar cafeína direto no shampoo! Mas não é bem assim.
De fato, a cafeína pura pode ajudar no crescimento e fortalecimento dos cabelos, mas existe uma linha muito tênue entre conseguir fios mais longos e resistentes e acabar prejudicando seus cabelos.
Fazer essa receita em casa não é muito seguro e qualquer grama de cafeína a mais ou a menos pode colocar suas madeixas em perigo, por isso não indicamos que você tente isso em casa.
O melhor mesmo é deixar essa tarefa nas mãos da indústria farmacêutica que tem os melhores recursos para criar cosméticos que realmente ajudam no crescimento capilar e são seguros para nossa saúde. Um exemplo disso é o shampoo da linha SOS Bomba da Salon Line, que possui uma combinação de vitaminas que auxilia o crescimento saudável dos fios, promovendo resultado em 15 dias de uso contínuo!

Veredito: shampoo de café funciona ou não?

A conclusão que chegamos é que só misturar o café com shampoo neutro não ajuda necessariamente os cabelos a crescerem porque a cafeína, elemento que realmente tem poder de interferir no crescimento capilar, não está presente em um volume suficiente no shampoo de café.
Porém, usar essa mistura pode fazer uma esfoliação no seu couro cabeludo que vai estimular a circulação sanguínea e facilitar a absorção de nutrientes, e isso realmente pode fazer com que seus cabelos cresçam mais rápido e se tornem mais saudáveis do que antes.
No final, a decisão é só sua! É só conhecer o que está passando nos seus cabelos e não se arriscar!

Leia também