Shampoos e condicionadores em barra: como usar?

Shampoo e condicionador em barra
Shampoo e condicionador em barra são eficientes e suaves

Muitas mulheres têm reavaliado suas formas de consumo e buscado alternativas mais naturais e ecológicas para cuidar dos cabelos. Para quem está nessa procura, uma ótima opção são os shampoos e condicionadores em barra.

Ecologicamente corretos e eficientes, os shampoos e condicionadores sólidos trazem diversos benefícios para a saúde capilar e, também, para o meio ambiente, com suas fórmulas orgânicas e mais suaves.

Ficou curiosa com essa nova possibilidade? Continue lendo e veja mais detalhes desses produtos e como usá-los!

O que são shampoos e condicionadores em barra?

O shampoo sólido, ou shampoo em barra, é um tipo de shampoo feito, normalmente, pelo método cold ou hot process, em que uma quantidade de óleos vegetais puros é saponificada (transformação de substâncias gordurosas, por meio de processos químicos, em sabão) para alcançar o resultado que se deseja, que pode ser um produto mais limpante ou condicionante, ou com mais ou menos espuma, por exemplo.

Já o condicionador sólido, ou condicionador em barra, é um produto com fórmula mais natural, mas nem por isso menos eficiente. Ele pode ser considerado uma versão mais concentrada em comparação aos condicionadores líquidos tradicionais, combinando ação condicionante, manteigas e óleos vegetais.

Por serem feitos, em sua maioria, com ingredientes naturais, ou seja, sem silicones, sulfatos, petrolatos, parafinas e outros aditivos sintéticos, eles são uma alternativa para quem segue low poo e no poo, técnicas de lavagem e cuidados com o cabelo em que são usados apenas produtos sem componentes derivados de petróleo.

condicionador em barra
Usar shampoo e condicionador sólido traz vários benefícios

Quais os benefícios dos shampoos e condicionadores sólidos?

Pela composição mais natural, shampoo e condicionador em barra tem propriedades mais benéficas para o corpo, promovendo cuidado e tratamento aos fios sem agredir.

Por sua proposta, podemos dizer que se trata de um shampoo e condicionador sustentável, pois tem embalagens mais ecológicas que causam menos impacto ambiental, além de usar menos recursos naturais na produção.

Outro grande benefício é a economia, já que esses produtos podem durar, em média, de duas a três vezes mais do que um shampoo ou condicionador líquido.

Por fim, eles são muito práticos! Por ser um produto em barra super compacto, você pode levar para qualquer lugar sem se preocupar com vazamentos – e sem exceder o limite de líquido da mala de mão quando for viajar.

Como usar shampoo e condicionador em barra?

Se você está na transição para os shampoos e condicionadores sólidos em barra, alguns passos ajudam na aplicação. Veja uma forma de como usá-los:

1º – lavar

  • Umedeça os cabelos.
  • Molhe o shampoo sólido e esfregue a barra nas mãos até espumar e aplique no couro cabeludo ou esfregue um pedaço da barra diretamente no couro cabeludo.
  • Massageie o couro cabeludo sem usar as unhas, deixando a espuma cair pelo fios delicamentamente.
  • Deixe agir por alguns segundos.
  • Enxágue, certificando que todo o shampoo foi retirado.

2º – condicionar

  • Pós lavagem, retire o excesso de água dos fios.
  • Umedeça o condicionador em barra e o esfregue nas mãos ou diretamente nos fios molhados.
  • Enluve as mechas do cabelo com a emulsão.
  • Deixe agir por 3 minutos.
  • Enxágue, seque e finalize do que jeito que quiser.
Shampoo e condicionador solido
Com cuidados, seu shampoo e condicionador sólido duram mais

Como fazer shampoo e condicionador em barra durar mais?

Alguns cuidados básicos podem fazer o seu shampoo e condicionador sólidos durarem ainda mais!

  • Sempre deixe a barra secar entre os usos em uma saboneteira com furos ou escoamento.
  • Corte a barra em 2 ou mais pedaços e use apenas 1 por vez.
  • Não deixe a barra dentro de suportes com água.
  • Guarde a barra longe do chuveiro para não receber água diversas vezes durante o banho.
  • Se a barra ficar amolecida, deixe-a secar completamente antes de usar de novo.

Agora que você já sabe tudo sobre shampoos e condicionadores em barra, que tal experimentar e encontrar a sua maneira de usá-los?

Leia também