Tayla Pinotti

Sintomas de Gravidez: como saber se estou grávida?

Sintomas de Gravidez

Quando se fala em sintomas de gravidez, a primeira coisa que vem na cabeça de muitas pessoas é o atraso na menstruação.

Mas o que pouca gente sabe é que cerca de 1/3 das mulheres grávidas continuam a apresentar pequenos sangramentos que são confundidos com menstruação e, por isso, muitas delas demoram a perceber que estão esperando um bebê.

Outro fator que dificulta que muitas mulheres tenham certeza que estão grávidas é o fato de vários sintomas da gravidez serem parecidos com os da “TPM” (tensão pré-menstrual). Além disso, muitos dos sintomas são sutis e envolvem a parte emocional, além das mudanças físicas.

Então como saber se estou gravida?

1) Se você está com dores nos seios

Os primeiros sintomas de gravidez se manifestam já nas primeiras semanas de gestação e entre eles estão as dores nos seios. Dados apontam que em 80% dos casos de gravidez, as alterações nas mamas são as primeiras a aparecerem.

Isso acontece porque as mudanças hormonais da gestação fazem a circulação de sangue aumentar e também modificam o tecido dos seios. Por isso, eles ficam parecendo mais inchados e doloridos.

Nessa fase, a mulher fica extremamente sensível ao toque nessa região e o simples ato de colocar um sutiã pode parecer uma tortura. Apesar de ser um dos sintomas da TPM, na gravidez a dor nos seios é bem mais forte e potencializada.

Durante a gravidez, os bicos dos seios costumam ficar mais escuros.

2) Se você está com dores de cabeça

Dores de cabeça também estão entre os primeiros sinais de gravidez. Elas também são consequência das mudanças hormonais, mas não costumam ser muito fortes e, sim, persistentes.

3) Se você está sentindo enjoo

Esse também é um dos principais sintomas apresentados pela mulher grávida. A maioria das gestantes começa a ter enjoos a partir da 6ª semana. Também conhecido como “enjoo matinal”, esse sintoma costuma se manifestar principalmente durante a manhã, mas, também pode se manifestar em outros períodos do dia.

4) Se o seu olfato está mais sensível

Esse sintoma está relacionado com o sintoma acima. Durante a gravidez, o olfato da mulher fica mais propenso a sentir os cheiros de uma forma que nunca sentiu antes e isso pode lhes causar enjoo.

5) Se você está sentindo cólica

É muito comum que as mulheres sintam cólica na gravidez, assim como durante o período menstrual. Elas também são um dos primeiros sintomas da gravidez, devido ao aumento do fluxo de sangue na região pélvica.

6) Se você está tendo desejos ou aversões alimentares

Os “desejos de grávida” são muito conhecidos, mas o que poucas pessoas sabem é que o contrário também acontece. Durante a gestação, muitas mulheres costumam pegar aversão a alimentos, podendo ser até mesmo por pratos que elas gostavam muito.

7) Se você se sente muito cansada

É comum que as mulheres no período de gestação se sintam exaustas logo nas primeiras semanas, mesmo sem nenhum motivo aparente. Isso ocorre por causa do sangue que fica mais fluído e menos viscoso.

8) Se você notou alterações no seu humor

Assim como na Tensão Pré-Menstrual, é muito comum que o humor da mulher oscile quando ela está grávida. As emoções da gestante ficam mais aguçadas e é muito comum que ela fique mais sensível e até mesmo “chorona”. É importante “alertar” as pessoas ao redor sobre esse sintoma, pois ele existe e é muito presente logo nas primeiras semanas.

9) Se você está com falta de ar

Como o feto também precisa de oxigênio, é comum que as gestantes fiquem com falta de ar ao subir escadas, por exemplo. Esse sintoma é presente durante toda a gravidez e fica ainda mais potencializado quando o bebê começa a fazer pressão sobre os pulmões e diafragmas da mãe.

10) Se você está sentindo muito vontade de fazer xixi

Depois que o embrião começa a produzir um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana, a mulher começa a ter vontade de ir ao banheiro para urinar com mais frequência.

11) Se você está se sentindo inchada

Não só os seios da mulher grávida que ficam inchados, esse sintoma é constatado por todo o corpo, mesmo quando a mulher ainda não está com a barriga muito grande. O abdômen começa a ficar inchado logo nas primeiras semanas, inclusive.

Atenção: Mesmo que você se identifique com a maioria desses sintomas, o mais indicado é que você faça um teste de gravidez para se certificar se está grávida de fato.

Você pode começar fazendo um teste de farmácia, mas, o ideal é fazer pelo menos dois, pois as chances do resultado não estar correto na primeira tentativa são grandes.

Para ter um resultado mais preciso, faça o teste de gravidez por exame de sangue com acompanhamento médico. Se não se sente à vontade e segura para fazer esse teste sozinha, peça para seu parceiro, algum amigo ou familiar acompanhá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *