Sintomas de pressão alta: saiba quais são e veja como evitar esse problema

Por: Leila Mendes

A pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial, é uma doença crônica que não tem cura, mas que pode ser controlada através de medicamentos indicados pelo seu médico e também por meio da ingestão de uma alimentação saudável pobre em sal e gorduras. Os sintomas de pressão alta são quando ela está superior a 14 por 9. Apesar de ser uma doença silenciosa, alguns diagnósticos podem indicar a hipertensão. Veja abaixo quais são e previna-se!

Sintomas de pressão alta

Sintomas de pressão alta: quais são?

Os sintomas podem não aparecer em grande parte das pessoas no dia a dia, mas é claro que toda regra tem suas exceções né?! Existem pessoas que podem sim ter alguns desconfortos específicos, como:
1 – Enjoo;
2 – Dor de cabeça;
3 – Dor na nuca;
4 – Sonolência;
5 – Zumbido no ouvido;
6 – Pequenos pontos de sangue nos olhos;
7 – Visão dupla;
8 – Dificuldade para respirar;
9 – Palpitações cardíacas.

Geralmente esses sintomas aparecem quando a pressão está muito alta e o mais indicado nesse caso é procurar um pronto-socorro imediatamente ou tomar o remédio indicado pelo médico. Quando a pressão alta não é devidamente tratada, ela pode inclusive provocar problemas de saúde gravíssimos como derrame cerebral, problemas no coração e nos rins, que podem levar o indivíduo a morte.

Sintomas de pressão alta

Sintomas de pressão alta: como tratar?

O tratamento para quem tem pressão alta pode ser feito diariamente com a ingestão de medicamentos anti-hipertensivos. Paralelo a isso, é super recomendado fazer uma alimentação balanceada controlada por um nutricionista e evitar alimentos que tenham sal ou gordura. Além disso, exercícios físicos regulares acompanhados de um preparador físico ou conforme orientação médica são fundamentais. O paciente hipertenso deve fazer uma consulta médica ao menos duas vezes no ano, ou conforme orientação do seu especialista.

Sintomas de pressão alta: quais alimentos consumir?

A alimentação para pressão alta inclui:

  •  Evitar ao máximo o consumo de sal, sendo recomendado 2g de sal por dia;
  • Evitar o preparo de alimentos com sal, preferindo temperos como, por exemplo: ervas aromáticas, tomilho, louro, orégano, salsa, cebola, limão ou manjericão;
  •  Evitar alimentos industrializados como molhos, embutidos, conservas, enlatados e congelados;
  •  Evitar consumir café, doces, frituras, refrigerantes e carnes vermelhas;
  •  Consumir mais frutas, legumes, verduras e carnes brancas.

Vale lembrar também que pressão alta não combina com bebida né?! Então evite ao máximo qualquer tipo de bebida alcoólica e cuide-se. E se sentir qualquer desconforto como esses citados acima, procure seu médico.

Leia também