Raquel Fialho

Sogra: Como lidar quando sua sogra te odeia?

Um casal, na qual a mulher está brava, o homem tenta acalma-la e a sogra, atrás, da risada

Não tem nada pior do que se deparar com uma sogra autoritária e que já te odeia sem nem mesmo ter te conhecido, né? É realmente horrível quando isso acontece. Mas você já parou para pensar em como lidar com a situação?
Enquanto algumas sogras são consideradas mães pelas noras, outras são vistas como “madrastas más” e a relação com a nora é marcada por estresse.
É por isso que saber lidar com a situação é a melhor forma de evitar conflitos e complicar ainda mais o relacionamento.

Sogra e nora que não se dão bem

Às vezes, parece ser coisa de filme, assim como no clássico “A sogra”. Mas essa situação é mais comum do que parece, e os principais motivos para este “ódio” são as divergências de opiniões, as brigas por espaço e tempo, além do ciúmes.
Quando a convivência é ainda mais frequente, situações como essas podem piorar, pois lidar com a família não é tarefa fácil e, quando tem uma sogra difícil, pior ainda.
E sabe por que isso ocorre? Bem, algumas mães não conseguem desprender o elo afetivo de seus filhos que são mimados desde crianças e, na vida adulta, quando se apaixonam, tem que dividir o coração com duas mulheres – situação complicada, né? Principalmente para mães ciumentas. E é aí que nasce a intriga.

Minha sogra me odeia? Como conviver

Saber conviver é a melhor solução. Tente conversar, identificar o problema e reconhecer o que acontece. Se nada adiantar, tente não dar ouvidos para sua sogra. Conheça abaixo formas de evitar brigas e lidar bem com sua sogra.

  1. Estimule o diálogo. Evitar visitar a sogra não é a melhor solução, o ideal é visitá-la e se aproximar para um bom convívio;
  2. Cuidado com as palavras. Afinal, se deseja conversar sobre situações que não agrada, a melhor opção é escolher bem as palavras para não a chatear e piorar o convívio;
  3. Lembre-se: ela sempre será mãe dele, portanto, não tente “fazer a cabeça dele” para que não a visite e não fale mais com ela;
  4. Às vezes, apesar de acharmos que as atitudes da sogra são ruins, pode ser que ela não esteja mal-intencionada, por isso, evite se estressar! A melhor solução é tentar ser tolerante e conversar para entrarem em um consenso;
  5. Converse com o seu companheiro caso tenha algo te incomodando, mas fale com ele sem o chateá-lo para que o atrito entre mãe e filho seja evitado;
  6. O filho deve intermediar, sim! Afinal, ele é um dos motivos principais das brigas, portanto, ele deve conversar com as duas e para evitar competições;
  7. Mas, o que pode parecer intriga, também pode te estressar pela proteção e cuidado demasiadamente. Algumas sogras ficam tão felizes em ganhar uma nova “filha” ou “filho” que essa animação acaba extrapolando, por esse motivo é normal exagerarem na forma de tratamento, na qual nem todo mundo está acostumada. Mas tente ser gentil e reconheça esse afeto.

As sogras têm essa “fama” de serem cruéis e más, porém, a verdade é que existem diferentes tipos de personalidades, diferentes sogras e formas de demonstrar esse amor. O melhor é reconhecer, manter forte o diálogo, evitar situações constrangedoras e bola pra frente.
Uma boa forma de praticar a união é fazer programas entre vocês duas, seja para uma ida ao shopping, assistir filme ou colocar o papo em dia, pois no fundo vocês vão ver que o que as unem é o amor pela mesma pessoa. Pois uma coisa é verdade: quando temos a sogra ao nosso lado, o relacionamento tende a ser muito melhor, assim como o convívio – você terá um apoio e uma braço direito que funcionará não só como sogra, mas como mãe no dia a dia.

Sogra: Como lidar quando sua sogra te odeia?
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *