Luiza Olinda

Sono: como driblar a insônia e dormir melhor?

sono

Para funcionar corretamente, nosso corpo precisa de alguns itens básicos como água, comida, exercícios e descanso. Quando um desses elementos falta, automaticamente, todo nosso sistema é prejudicado.

O sono é o momento de descanso mais profundo, onde podemos recuperar a energia para enfrentar o dia seguinte. É também durante esse período que o corpo realiza “atualizações” que impactam diretamente na produção de hormônios, consolidação da memória e do aprendizado, e até no fortalecimento do nosso sistema imunológico.

Quando ficamos várias noites sem dormir, ou não dormimos o suficiente, essas e outras funções ficam extremamente prejudicadas. É por isso que depois daquela noite mal dormida, ou absolutamente em claro, você sente como se estivesse de ressaca, e pode ter enjoo, dores de cabeça e mal-estar no corpo.

Alguns estudos sugerem ainda que depois de muitas noites sem dormir direito, ficamos mais inclinadas a tomar decisões impulsivas, agir com agressividade, ter dores no corpo, perda de memória e mesmo alucinações.

Por isso, se você vem sofrendo com a falta de sono por vários dias seguidos, o ideal é que comece a mudar alguns hábitos e procure um médico que possa te ajudar a dormir melhor antes que a insônia leve a problemas mais sérios.

Na sequência, separamos algumas dicas para dormir melhor e se livrar da insônia de uma vez por todas. Confira.

Como recuperar o sono: deixe os problemas fora do quarto

É complicado monitorar seus pensamentos e impedir que certos assuntos venham à tona em momentos inadequados? Sim, mas é o primeiro passo para se livrar da insônia e voltar a ter um sono normal.

Muitas vezes a causa da falta de sono durante a noite é que não conseguimos nos desligar dos problemas do dia a dia. E o pior é que, geralmente, ficamos pensando sobre coisas que já aconteceram, e, portanto, não podem ser mudadas, ou fantasiando a respeito do que pode vir a acontecer um dia.

Por exemplo, se você tem uma briga com seu chefe, não adianta ficar pensando durante a noite o que você deveria ou não ter dito a ele, se as pessoas estão comentando sobre o que aconteceu ou se ele vai acabar te despedindo por causa da discussão. Nada disso muda os fatos e só te faz perder o sono.

É claro que não dá para simplesmente apagar tudo o que aconteceu em nosso dia, mas tente se lembrar que, de pijamas e na cama, você não poderá fazer nada naquele momento.

Como recuperar o sono: crie um ambiente agradável para dormir

Pode até não parecer, mas deixar a televisão ligada, ter luzes acessar e tentar dormir em um quarto bagunçado ajuda a espantar o sono. Para descansar, precisamos de um ambiente relaxante, que faça nosso corpo entender que está na hora de repousar.

Se seu quarto fica muito claro e barulhento, o cérebro não consegue perceber que é hora de dormir e fica mais tempo “ligado” do que deveria. Além disso, a bagunça pode fazer você pensar inconscientemente que tem várias coisas que ainda precisam ser feitas e isso pode criar uma agitação que te impede de dormir.

Para melhorar esse cenário, crie um ambiente relaxante com música calma, incensos (se você gostar), luzes apagadas, uma cama arrumadinha e com lençóis cheirosos. Se ainda tiver dificuldade de dormir, ao invés de pegar seu celular, escolha aquele livro que você já leu várias vezes ou procure por um vídeo de meditação guiada na internet para te ajudar a relaxar os músculos e dormir com mais facilidade.

Como recuperar o sono: tenha uma rotina

Esse passo é essencial para dormir melhor todas as noites. Quando você cria uma rotina com horário para dormir, acordar e fazer suas atividades, seu corpo começa a entender quando é hora de descansar e quando não é.

Com isso, em pouco tempo, ele vai estar acostumado com o horário de descanso e você vai ter mais facilidade de dormir e acordar na hora certa.

Como recuperar o sono: cuidado com a alimentação

Por volta de 3 a 4 horas antes de dormir é preciso redobrar o cuidado com a alimentação para que o sono não fuja de você.

Evite tomar estimulantes a noite, como café, chá preto e energéticos, bebidas alcoólicas e comidas muito pesadas na hora do jantar. O nosso corpo pode levar até 5 horas para eliminar metade da cafeína consumida, então, o ideal é evitar consumir bebidas que contenham a substância depois desse prazo.

Comer muito a noite ou optar por comidas mais pesadas no jantar dificulta o processo de digestão, o que também pode atrapalhar seu sono. A melhor opção é deixar o cafezinho e as comidas mais encorpadas para o almoço e fazer refeições mais leves no jantar.

Como recuperar o sono: faça exercícios físicos

Os exercícios físicos são excelentes para vários aspectos da nossa vida, inclusive para melhorar o sono. Cansar um pouco o corpo é ótimo para que você consiga dormir melhor a noite, e mesmo o contrário pode acontecer.

Quem dorme bem também tem um desempenho melhor nas atividades físicas, já que o metabolismo funciona melhor.

O ideal é praticar exercícios durante o dia ou, no máximo, duas horas antes de dormir. Isso porque os esportes geram a liberação de hormônios de prazer, que podem acabar “acordando” seu corpo se você os fizer muito próximo da hora de deitar.

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1 comentário neste post

  1. Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo. Quero ler mais o contéudo top de vocês muito obrigada

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