Tayla Pinotti

7 dicas para ter um sorriso perfeito como você sempre sonhou

Sorriso perfeito

Se você é do tipo que olha para a boca das celebridades e fica se perguntando como ter um sorriso perfeito, nós temos uma boa notícia: ao contrário do que você pode imaginar, dentes perfeitos, brancos e “fabricados sob medida” não são a fórmula de sucesso.

De acordo com Dra. Lizandra Mercadante, dentista especialista em harmonização facial, quando falamos sobre estética, o conceito de sorriso perfeito é sim associado a fatores como dentes alinhados, brancos e até o formato deles.

Lizandra conta que existe uma linha imaginária vertical que divide o rosto ao meio e que, o modelo ideal de sorriso é aquele no qual os dentes ficam alinhados a ela.

“Além disso, para um sorriso ser considerado perfeito, a arcada inferior deve ser ligeiramente menor do que a superior, ou seja, não pode aparecer demais quando a pessoa sorri”, comenta a dentista.

No entanto, mesmo não tendo essas características, toda pessoa pode conquistar um sorriso lindo, já que o que importa mesmo é a forma como você cuida dos seus dentes e da sua saúde bucal.

Lembre-se que sorriso bonito é aquele com uma pessoa feliz por trás dele e não aquele com dentes incrivelmente perfeitos como os das celebridades.

Se você também quer deixar o seu sorriso lindo, confira abaixo dicas que vão fazer a diferença.

Como conquistar um sorriso lindo

Faça sempre uma boa escovação

Escovar os dentes corretamente é o primeiro passo para garantir um sorriso lindo. Dra. Lizandra explica que, para escovar bem os dentes, é necessário fazer movimentos circulares, indo da gengiva até as extremidades dos dentes.

“Uma escovação bem feita não necessita de força, pois isso pode desgastar a camada de esmalte dos dentes e também levar a retrações gengivais, mas também não pode ser de forma superficial para não deixar restos de comida acumulados, formando a placa bacteriana” observa.

Também é importante não esquecer de escovar a língua e a bochecha, pois a quantidade de bactérias é grande nesses lugares, podendo causar mau hálito.

Use a escova de dentes ideal

Até a escova de dentes que você usa faz diferença na higiene bucal e, consequentemente, no sorriso.

A especialista em estética dental explica que a escova ideal deve ter cerdas macias, arredondadas e a cabeça pequena para se encaixar bem entre os dentes durante a escovação, mas sem machucar a gengiva.

Vale lembrar também que a escova deve ser trocada a cada dois meses, aproximadamente e que é recomendado escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia ou sempre após a ingestão de algum alimento.

Não esqueça do fio dental

Um erro muito comum é esquecer do uso do fio dental durante o processo de higienização da boca. Usar esse produto é fundamental, pois ele consegue limpar áreas que a escova não alcança.

A dica é passar o fio dental entre todos os dentes e, depois, prosseguir com a escovação. Para deixar a boca ainda mais limpa e o hálito refrescante, você pode finalizar com um antisséptico bucal.

Vá ao dentista regularmente

As idas frequentes ao dentista são essenciais para cuidar da saúde bucal, prevenir problemas e para verificar quais são os tratamentos necessários para deixar o seu sorriso lindo.

Segundo Lizandra, o recomendado é que seja feita uma avaliação a cada seis meses. Esse período é suficiente para prevenir o aparecimento de cárie e outras doenças, além de cuidar do sorriso.

Além das visitas semestrais, também é indicado procurar um dentista sempre que notar alguma alteração ou sentir qualquer dor nos dentes.

Evite alimentos e bebidas que amarelam os dentes

Se você deseja ter dentes perfeitos e brancos, é preciso evitar o excesso de alimentos e bebidas que contenham substâncias que amarelam os dentes.

Entre os principais exemplos, podemos citar o café, chás, vinhos e alimentos com muito corante. Cigarro também deve ser evitado, já que é um dos principais causadores do amarelamento dental.

Evite abrir embalagens usando os dentes

Muitas pessoas têm o hábito de abrir embalagens usando os dentes, mas essa atitude, que pode parecer inofensiva, pode acabar desgastando muito os seus dentes.

Isso pode, inclusive, fazer com que os dentes percam sua forma original, interferindo na beleza natural do seu sorriso.

Cuide também dos seus lábios

Cuidar dos dentes é fundamental, mas, para conquistar um sorriso perfeito, também é importante dar atenção para os seus lábios.

A dica é proteger e hidratar os lábios diariamente com hidratantes específicos para esta área, além de fazer esfoliações esporádicas para renovar a pele por meio da retirada de células mortas.

Agora que você já sabe como ter um sorriso perfeito, não deixe de seguir essas dicas e arrasar feliz sorrindo por aí!

7 dicas para ter um sorriso perfeito como você sempre sonhou
5 (100%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *