Quando começar a investir em suplementos para cabelo?

Por: Luana Queiroz
Suplementos para cabelo
Carência de vitaminas indica a necessidade de suplemento capilar

Você já ouviu falar de suplementos para cabelo? Esse tipo de produto tem feito muito sucesso nas redes sociais e conquistado cada vez mais adeptas.

Com a promessa de fornecer brilho, maciez e crescimento ao cabelo, você sabe realmente o que é um suplemento capilar? Quais são os reais benefícios? Como saber se o seu cabelo está precisando de suplementação?

Continue lendo e descubra se você precisa investir em suplementos para cabelo.

O que é suplemento capilar? 

Os suplementos para cabelo são produtos que têm a função de repor algum nutriente, como vitaminas, minerais e proteínas, que, quando em falta no organismo, comprometem a saúde capilar.

Mas se engana quem pensa que os suplementos capilares são apenas aqueles comprimidos que são ingeridos via oral. Na verdade, eles podem ser encontrados em produtos muito comuns e usados na rotina de cuidados com o cabelo, como shampoo, condicionador, máscara, ampola concentrada e leave-in.

Para que serve o suplemento capilar?

A suplementação capilar, assim como a suplementação alimentar, tem a finalidade de repor itens essenciais para que algo funcione e permaneça saudável. 

Neste caso, os suplementos para cabelo fornecem tudo aquilo que não foi obtido através da alimentação ou quando os fios são expostos aos danos de agentes externos, como químicas, uso de ferramentas de calor, como secador e chapinha, ou exposição excessiva ao sol sem proteção.

Quando usar suplementos para cabelo?

Para saber se você precisa investir em suplemento para o cabelo, observe se os seus fios estão apresentando os sintomas abaixo:

  • ressecamento
  • pontas duplas
  • excesso de frizz
  • perda do brilho
  • quebra 

Caso você identifique um ou mais efeitos em suas madeixas, pode ser que chegou o momento da sua suplementação capilar.

Para isso, procure produtos com ativos específicos para resolver o seu problema. Agora, para fazer a ingestão de suplemento capilar, como pílula ou cápsula, você deve buscar orientação médica. 

Quais os nutrientes procurar nos suplementos para cabelo?

Para te ajudar na hora de escolher os produtos para fazer a suplementação dos cabelos, veja a lista dividida pelo cronograma capilar.

Hidratação: se você sofre com ressecamento, pontas duplas e frizz, o melhor suplemento para cabelo vai ser aquele com vitaminas e extratos vegetais.

Nutrição: se a perda de brilho impacta os seus fios, a falta de lipídios pode ser a causa e uma maneira de resolver é usar produtos com óleos vegetais.

Reconstrução: agora se as suas madeixas estão fracas e quebradiças, será preciso uma reposição de proteína através da suplementação capilar com queratina.

Ainda com dificuldade de fazer um diagnóstico sobre as reais necessidades do seu cabelo? Veja aqui  algumas dicas para saber se você tem um cabelo saudável e adeque os cuidados de acordo com o resultado. 

Leia também