Tayla Pinotti

Entenda a tabela de cores de cabelo e as opções de tonalidades para os fios

Tabela de cores de cabelo

Apostar em uma nova cor de cabelo é sempre um desafio na hora de inovar no visual. Para quem vai mudar pela primeira vez ou até para as mais experientes, a tabela de cores de cabelo disponíveis nas embalagens de tintura ainda podem ser um pouco confusas.

Isso porque as cores são categorizadas por numeração, o que pode não fazer muito sentido em um primeiro contato. Quem é leigo no assunto costuma se orientar pela imagem que aparece na embalagem, mas essa não é uma boa opção pois o resultado varia bastante de cabelo para cabelo.

Por isso, se você está pensando em tingir os fios, mas não sabe exatamente como funcionam as tinturas para cabelo, a gente te explica! Confira abaixo.

Como funcionam as numerações das cores de tintas

Antes de mais nada, é importante entender como as cores são organizadas. Para isso, é preciso levar em consideração a numeração da caixa das tintas de cabelo.

O número que aparece antes do ponto é a cor base da tintura. Eles são organizados em ordem crescente, sendo que, quanto menor o número, mais escuro e o maior o mais claro. Ou seja, o número 1 corresponde a um preto profundo e o 10 a um loiro claríssimo.

Tabela de cores de cabelo

Já a numeração depois do ponto representa as nuances, que são os reflexos que ficam nos fios. Elas são organizadas da seguinte forma: 0 – Natural, 1 – Acinzentado, 2 – Violeta/azulado/irisado, 3 – Dourado, 4 – Acobreado, 5 – Acaju, 6 – Vermelho e 7 – Marrom.

Tabela de cores de cabelo

Nos casos em que aparece mais de um número (como a cor 9.98 – marsala, por exemplo), aquele que está mais próximo ao ponto tem maior prevalência de cor, e quando aparecem dois números iguais, a coloração concede um resultado de cor mais intenso.

Tintas com cores fantasia para cabelos coloridos

Além das cores tradicionais, as marcas também disponibilizam tinturas para quem deseja um cabelo colorido. Elas recebem o nome de “cores fantasia”, já que não correspondem à tons naturais de cabelo.

Entre as principais opções de cores fantasia estão a cor verde, azul, rosa, roxo e amarelo, mas estas também podem variar em suas tonalidades.

tabela de cores de cabelo

Como a tintura age nos fios

As tinturas de cabelo possuem substâncias específicas (como a amônia, por exemplo) que agem diretamente na parte interna da fibra capilar, substituindo a cor do cabelo por uma nova pigmentação.

É por este motivo que a coloração modifica toda a estrutura capilar e pode acabar, consequentemente, danificando os fios.

Para evitar que isso aconteça, a melhor opção é iniciar um tratamento antes de colorir os cabelos para que os fios fiquem fortes o suficiente para passar pelos processos de descoloração e coloração.

Teste de mecha é fundamental

Outra dica para evitar que sua experiência com a tintura de cabelo seja frustrada é sempre fazer um teste de mecha antes de colorir os fios.

Esse teste deve ser realizado em apenas uma mecha do cabelo e por um profissional de confiança, pois somente ele poderá dizer se seus fios estão fortes o suficiente para receberem a tinta.

Com esse teste de mecha você também conseguirá visualizar como a cor vai ficar no seu cabelo sem precisar tingir todos os fios.

Agora que você já entende como funciona a tabela de cores, não precisa mais ter medo de apostar em uma coloração nova, não é mesmo?

• Gostou? Confira também: guia completo do cabelo vermelho.

Entenda a tabela de cores de cabelo e as opções de tonalidades para os fios
5 (100%) 4 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *