Mesmo que ninguém goste deles, os afazeres domésticos são necessários em todos os lares. Não importa o quanto você tente fugir, eles precisam ser feitos mais cedo ou mais tarde, e é fato de que prolongar esse momento só dificulta todo o processo.
Independente das características do lugar, os ambientes precisam ser limpos e organizados com regularidade – por mais trabalhoso que seja. No entanto, cuidar da casa pode ser mais fácil – e divertido! – através de algumas atitudes simples, que podem ser incorporadas no seu cotidiano. Confira 5 dicas de como tornar as tarefas domésticas mais leves:
Divida as atividades domésticas

Essa talvez seja a dica mais importante. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que em 2017, as mulheres passaram 20,9 horas por semana cuidando da casa – incluindo o cuidado com outros moradores – enquanto os homens passaram cerca de metade do tempo.
Isso porque ainda existe o pensamento ultrapassado de que cuidar da casa é uma responsabilidade exclusiva da mulher, quando na verdade, limpar e mantê-lo limpo e organizado é obrigação de todos que vivem nele. Desde que as tarefas sejam divididas igualmente, o dever não recai apenas sobre uma pessoa, e consequentemente, tornam-se mais fácil.
Crie um cronograma
Primeiro, faça uma lista. Anote tudo que precisa ser feito, desde a faxina mais pesada, do tipo lavar o quintal, até a tarefa mais leve, como aspirar os tapetes. Inclua também as obrigações mais esporádicas, como limpar o freezer e lavar janelas. Depois disso, descreva como as tarefas precisam ser feitas e estabeleça um dia da semana ou do mês para realizá-las. Por exemplo:
- Lavar a roupa – 1 vez por semana
- Lavar o quintal/garagem – 1 vez a cada 15 dias
- Varrer a casa – 3 vezes na semana
- Lavar o banheiro – 1 vez por semana
Dessa forma, as tarefas domésticas se tornam mais organizadas, eficientes e menos trabalhosas do que a faxina completa feita em apenas um dia, que não dura tanto assim. É importante também estimar quanto tempo cada etapa demora para ser completa, para que você evite procrastinar.
Exerça o desapego!

Acumular muitas coisas e não ter um espaço para suportá-las é bagunça na certa. A desordem será sua inimiga na hora de arrumar a casa, principalmente quando se trata de espaços pequenos, como apartamentos, por exemplo.
Portanto, considere adotar algumas técnicas de otimização de espaço, como armários embutidos, decorações minimalistas e móveis menores. Tente também exercitar o desapego, doando tudo que não foi utilizado nos últimos 6 meses.
Procure métodos eficientes de arrumação
Quando se trata de arrumar a casa, a tendência é reproduzir o que foi ensinado no espaço onde você passou a maior parte da sua vida. Isto é, se a sua mãe ou pai costumavam lavar os pratos e talheres antes das panelas, é provável que você também lave a louça nessa ordem.
O problema é que o jeito que costumamos fazer as tarefas nem sempre é tão eficiente. Felizmente, hoje em dia é possível encontrar na internet uma infinidade de dicas de como facilitar qualquer tipo de afazeres – da mais simples até a mais complexa. Isso inclui também aprender alguns truques básicos de manutenção, como por exemplo, ter e saber usar um kit de ferramentas simples.
Um bom exemplo de método de organização é o FLY Lady, um sistema de limpeza e organização que ajuda a criar uma disciplina de limpeza e organização para a vida doméstica. Em geral, o FlyLady aconselha a criar rotinas, se livrar de “tralhas”, e dividir as tarefas ao longo da semana e do mês. É só entrar no site e se cadastrar.
Uma planilha com as tarefas e um espaço para você preencher assim que finalizá-la também ajuda a manter tudo feito e em ordem. Com uma visão geral do que foi feito e do que precisa realizar, fica mais fácil montar seu cronograma.
Se preferir, contrate uma personal organizer: ela irá organizar o espaço e dar dicas valiosas de como mantê-lo em ordem. Vale a pena o investimento!
Mantenha a limpeza em dia

Pouco adianta dedicar muito tempo para arrumar a casa quando a limpeza e organização não são mantidas durante o dia a dia. Lavar os pratos logo depois de utilizá-los, dobrar as roupas e lençóis de cama todo dia, evitar deixar objetos foras do lugar, entre outras atitudes ajudam a diminuir a carga de trabalho quando chega o dia das tarefas.
Seguindo essas dicas, as tarefas domésticas se tornam mais leves e mais eficientes, e você consegue tempo de sobra para curtir o seu espaço e ter a casa muito mais aconchegante.