Talitha Benjamin

Mitos e verdades sobre a tatuagem em pele negra

Tatuagem em pele negra

A tatuagem é uma forma de expressão artística e as possibilidades de desenhos podem ser infinitas. É muito comum encontrar na internet artes lindas em peles claras, mas é preciso procurar muito mais para achá-las nas mais escuras o que, consequentemente, faz com que não seja fácil encontrar profissionais especializados em tatuagem em pele negra.

É verdade que a pele negra possui características diferentes das claras, mas isso não quer dizer que ela não possa ser tatuada. Hoje em dia, o modo de desenho já evoluiu bastante e técnicas e procedimentos foram aperfeiçoados.

Mas, independentemente do estilo de arte ou do profissional escolhido, alguns cuidados precisam ser tomados para garantir a qualidade da arte na pele, assim como alguns preconceitos e mitos precisam ser desfeitos.

A seguir, confira os mitos e verdades sobre a tatuagem em pessoas negras e saiba de uma vez por todas que a pele escura também pode ficar linda cheia de desenhos.

Tatuagens masculinas em pele negra

A pele negra não pode ser tatuada

MITO. Pode acreditar, ainda há leigos e profissionais que acreditam nessa história. A pele negra pode sim ser tatuada, mas o projeto precisa ser desenvolvido de uma forma diferente, principalmente no que diz respeito a áreas de contrastes e destaque.

Algumas cores não pegam na pele negra

VERDADE. A pele negra tende a ser mais quente do que a pele branca e possui também uma maior quantidade de melanina (hormônio responsável pela pigmentação da pele). Portanto, essas características fazem com que algumas cores sejam mais difíceis de penetrar na pele. Na hora de realizar um desenho, o profissional tatuador precisa fazer um estudo de cor levando essas características em consideração para evitar que o desenho desbote ou que as cores sumam ao longo do processo de cicatrização.

A tatuagem não “pega” na pele negra

MITO. Se o projeto for realizado levando em consideração as características da pele, se o processo de cicatrização for respeitado e o desenho for bem-cuidado durante o período indicado, então ela vai durar. Respeitar as indicações do pós-tatuagem é tão importante quanto escolher o desenho ou se preocupar se o pigmento pega ou não.

Você precisa de um profissional qualificado

VERDADE. Uma das dicas mais importantes é escolher muito bem o profissional que vai realizar a sua tatuagem. Você pode procurar nas redes sociais, online ou pedir algumas indicações. O tatuador ou tatuadora precisa ter a sua confiança e conhecer as restrições da sua pele.

A pele negra dá mais quelóide

VERDADE. A maior quantidade de glândulas sudoríparas está na pele negra, e isso interfere na cicatrização. As quelóides são aquelas cicatrizes mais grossas e em alto relevo. Na dúvida, consulte uma dermatologista para garantir a saúde da sua pele.

A tatuagem em pele negra pode sim ser bonita, desde que as características dela sejam respeitadas pelos profissionais. É importante destacar que não é todo tatuador que possui desenhos incríveis que vai saber como trabalhar com peles retintas, pois ela requer um olhar e cuidado maior do que apenas transferir o desenho já existente na pele. Buscando referências de bons profissionais e tomando os cuidados necessários, sua tattoo vai ficar incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *