Gerencie melhor o seu tempo com a técnica pomodoro

Por: Luana Queiroz
Técnica pomodoro
A técnica pomodoro ajuda a aumentar a produtividade

Saber administrar o tempo e todas as atividades diárias, muitas vezes, não é uma tarefa fácil. No dia a dia, seja dentro da empresa, faculdade ou em casa, pode haver diversas armadilhas que comprometem a produtividade e trazem a sensação de que nada é feito ou resolvido em tempo hábil.

Você tem sofrido com pequenas distrações que comprometem a sua performance? Saiba que existe um método que pode ajudar muito nesse caso: a técnica pomodoro. Com ela, você vai aprender sobre gerenciamento de tempo e como tornar o seu dia mais eficaz e produtivo.

O que é a técnica pomodoro

A técnica pomodoro é um método de gestão do tempo, que ajuda a driblar as distrações, ter mais foco e, consequentemente, aumentar a produtividade.

O método pomodoro foi desenvolvido por Francesco Cirillo nos anos 80, na Itália, e tem esse nome por causa do timer de cozinha (temporizador, cronômetro) utilizado pelo criador ser em formato de “pomodoro” (tomate, em italiano).

Com o timer em formato de tomate, Cirillo colocava uma contagem regressiva de 25 minutos e se concentrava 100% nas tarefas durante esse tempo, sem interrupções. Após esse período, ele fazia uma pausa de 5 minutos e retomava o ciclo. Ao notar os resultados positivos desse hábito, a técnica foi divulgada em 1992, tornando-se mundialmente conhecida.

Hoje, é possível seguir o ciclo pomodoro sem precisar ter um timer como o dele, já que há diversos sites, aplicativos e vídeos que ajudam a aplicar a técnica.

Método pomodoro
O método pomodoro permite ter mais foco nas atividades

Como funciona a técnica pomodoro?

Com o pomodoro, o tempo passa a ser o seu aliado! Nessa técnica, o fluxo de trabalho é dividido em blocos de concentração máxima e momentos de descanso. Veja como funciona na prática:

  • Escolha uma tarefa que precisa ser feita.
  • Ajuste o seu timer para 25 minutos (pode ser cronômetro, aplicativo ou vídeo).
  • Fique em foco total na tarefa durante todo esse tempo, sem interrupções, até o alarme tocar.
  • Quando o alarme tocar, faça uma pausa de 5 minutos (nesse momento,aproveite para fazer outras coisas, como tomar um café, ir ao banheiro etc).
  • Após a pausa, retome para mais 25 minutos de foco.
  • Ao final de quatro blocos de 25 minutos, faça uma pausa mais longa, de 30 minutos.

Os momentos de pausa são tão importantes quanto os de foco total, já que são eles que permitem desacelerar a mente e acabam por aumentar a agilidade mental.

Pomodoro técnica
Respeite o tempo de foco e descanso no ciclo pomodoro

Quais as vantagens de seguir o método pomodoro?

Ao listar atividades, delimitar um tempo de foco e outro de descanso, a técnica pomodoro contribui muito para o gerenciamento de tempo pessoal na hora de executar tarefas simples e complexas, com qualidade. Conheça outras vantagens que esse método de gestão de tempo pode te oferecer:

  • Maior organização das atividades
  • Diminuição do desperdício de tempo
  • Aumento da produtividade
  • Visualização de resultados e avanços
  • Entendimento do tempo que uma tarefa leva para ser feita
  • Percepção das distrações recorrentes

Agora, fica um desafio: que tal aplicar a técnica pomodoro nos próximos dias e acompanhar a evolução da sua gestão do tempo?

Leia também

Racismo reverso
Autoconhecimento

Racismo reverso existe?

Você provavelmente já se deparou com a expressão racismo reverso em notícias, feed de redes sociais e rodas de conversas. Baseado na justificativa de que

Leia mais »