Leila Mendes

Técnicas de relaxamento: como aliviar as tensões do dia a dia em simples passos

O ritmo de vida acelerado abre cada vez mais espaço para as tensões e stress no dia a dia. E isso pode ocasionar uma série de problemas, desde afetar a mente, até queda de cabelo, tontura e dor de cabeça frequente. Para relaxar o corpo e evitar que isso aconteça, é fundamental dar prioridade aos momentos de lazer, praticar exercícios físicos e aderir à técnicas de relaxamento. Veja alguns exemplos simples e inspire-se!

Mulher com os olhos fechados e a cabeça voltada para cima

Técnicas de relaxamento: 1 – Contagem regressiva olhando para cima

Embora seja algo bem simples, essa técnica ajuda super a relaxar. Isso porque aumenta a concentração em uma tarefa e tira a atenção do que está proporcionando ansiedade. Portanto, se concentre em algo para relaxar e faça uma contagem regressiva a partir do 60, sempre bem devagar. Além do que, olhar para cima ajuda a reduzir a pressão arterial e diminui o ritmo da respiração, o que causa uma sensação de relaxamento.

Técnicas de relaxamento: 2 – Aprenda a controlar a respiração

Uma das principais causas de tensões é o aumento do ritmo cardíaco. Para ajudar a controlá-lo, nada como aderir a técnicas simples de respiração. Para isso, basta inspirar profundamente com o nariz e segurar o ar por alguns segundos, repetindo esse procedimento várias vezes. Em seguida, fixe a atenção no peito, na região do coração.

Mulher meditando ao ar livre

Técnicas de relaxamento: 3 – Saiba como relaxar os músculos

Quando estamos tensos contraímos involuntariamente os músculos e isso causa uma sensação de desconforto. Para aliviar qualquer parte do corpo enrijecida, aposte em seções de alongamento. Invista em movimentos circulares realizados de maneira lenta com o pescoço, pulsos e tornozelos. Com certeza você sentirá diferença.

Técnicas de relaxamento: 4 – Coloque todas as tensões/preocupações em um caderno

Acredite! Quando colocamos as preocupações em um caderno, a mente entende que elas estão “guardadas” e que não precisam ser resolvidas naquele momento. Isso ajuda a diminuir a tensão e mostra que é preciso desacelerar o cérebro.

Pessoa escrevendo em um caderno

Técnicas de relaxamento: 5 – Leia algo leve

A leitura é uma importante aliada no combate às tensões. Mas atenção: prefira algo leve e curto, como por exemplo, notícias de revista ou jornal, e até mesmo um gibi. Textos muito complexos podem distrair em um primeiro momento, porém, após alguns minutos, podem fazer com que as tensões se intensifiquem.

Mulher lendo um jornalPara conhecer mais técnicas de relaxamento, leia essa matéria.

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