Talitha Benjamin

Qual tênis investir na hora de se exercitar?

Com tantos modelos de calçados no mercado que apresentam diversas características e especificações, fica até difícil escolher o ideal para a sua necessidade. Ainda mais quando um par de tênis tem poder de influenciar tanto no desempenho quanto no visual estético.

As atividades físicas, por exemplo, que são altamente recomendada por todos os médicos e especialistas com um ótimo método de se manter em saúde e em forma, requerem um tipo específico de calçado para cada uma delas. Ao contrário do que você pensa, nem sempre o calçado que você utiliza para caminhar é o mesmo que vai ser mais confortável na hora de andar de bike, por exemplo.

Para te ajudar a escolher o melhor tênis para a sua necessidade, trouxemos os 5 exercícios mais recomendados e qual o melhor tipo de calçado para cada um deles. Confira as dicas a seguir:

Em primeiro lugar, descubra o seu tipo de pisada

Você sabia que cada pessoa pisa de uma forma diferente? Os tipos de pisada são a pronada, que começa com o lado esquerdo do calcanhar e termina próximo ao dedão do pé. A supinada é praticamente o contrário da pronada, que é quando o seu pé toca o solo com a maior parte de fora. E a neutra, que começa por igual no calcanhar e termina com os dedos do pé de forma igual, se pender para nenhum lado.

Para descobrir qual é o seu tipo de pisada basta se atentar qual lado do seu pé toca no chão primeiro. Após isso, fica muito mais fácil descobrir quais são as suas necessidades na hora de procurar um tênis para se exercitar.

Tênis confortável para longas caminhadas e corrida

É comum achar que os tênis casuais são adequados para caminhada, porém, o mais apropriado é que você prefira um tênis de corrida para realizar essa atividade. Isso porque o tênis para caminhada e corrida possui um sistema de ventilação e amortecimento dianteiros para amortecer o impacto das pernas, pés e joelhos.

Tênis para usar na academia

Na hora de ir para a academia, a prioridade é o conforto. Além dos amortecedores dianteiros para aliviar o impacto da malhação, o sapato que será utilizado para esse tipo de exercício também precisa oferecer estabilidade. Procure por modelos com palmilhas mais confortáveis, que se moldam ao formato dos pés.

Tênis para andar de bicicleta

Andar de bicicleta na maioria das vezes também inclui períodos significativos de caminhada (seja em passeios ou seja para carregar a bike em lugares onde ela não consegue circular). Por isso, o tênis confortável para essa atividade precisa ser versátil, com solado rígido que não dobre facilmente. Dê preferência para os modelos apropriados para o skate.

Na hora de escolher um tênis para cada atividade, é importante também se atentar para o tamanho correto, já que esse fator interfere no conforto e no uso do calçado. Usar sapatos menores ou maiores durante os exercícios pode ocasionar em lesões ou até mesmo em acidentes. Se necessário, peça para o vendedor medir o comprimento do seu pé para buscar o tamanho adequado. Dessa forma, você garante o conforto e também a segurança do exercício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *