Tayla Pinotti

Tensão pré-menstrual? Veja como fazer as pazes com os seus ciclos

Absorvente sem aba com uma pena vermelha em cima; um absorvente OB ao lado e um relógio despertador vermelho

Que atire a primeira pedra a mulher que nunca se pegou reclamando da própria menstruação.

“Enfrentar” o fluxo todo mês é um incômodo bem grande para muitas meninas, já que muitas vezes o sangramento vem acompanhado de muita cólica, dor de cabeça e indisposição.

Sem falar da tensão pré-menstrual, que é uma “prova de fogo” já que, durante esse período, os hormônios oscilam muito e o humor feminino também.

Chorar sem motivo, dar “patadas” desnecessárias, estar feliz e, do nada, ficar triste… Esses são apenas alguns sintomas da tensão pré-menstrual e é por isso que a figura da mulher na TPM se tornou um clichê.

Por todos esses motivos é que, desde a primeira menstruação, as meninas são condicionadas a acreditarem que menstruação é algo ruim, fazendo com que muitas passam a vida inteira com essa ideia na cabeça.

Então, se você não aguenta mais “sofrer” com o seu período menstrual e com a sua TPM, veja as dicas que separamos para você fazer as pazes com os seus ciclos. Confira!

Como fazer as pazes com os seus ciclos e ficar de boa com a menstruação?

Deixando de tratar a menstruação como um tabu

Quem nunca precisou agir discretamente para pegar aquele absorvente na bolsa? A maioria das mulheres tem vergonha de falar sobre menstruação e se “esconde” durante esse período, porque falar de menstruação ainda é um tabu. Para melhorar a nossa relação com a menstruação, o primeiro passo é falar mais sobre ela e não se envergonhar por isso!

Lembrando que a menstruação não serve apenas para preparar a mulher para a gravidez

Se você está menstruando, não é apenas um sinal de que você não está grávida. É também um sinal de que seu corpo está funcionando bem e que ele está trabalhando a limpeza não só biológica, mas também emocional.

Entendendo seu ciclo menstrual

Muitas mulheres chegam à vida adulta sem conhecer o próprio ciclo menstrual, o que faz com que elas não entendam muitos comportamentos do corpo e as fases pelas quais ele passa. É por isso que entender como seu ciclo menstrual funciona é muito importante para entender também quando você está bem ou não.

Cuidando para amenizar os sintomas da TPM

Passar pela tensão pré-menstrual não é fácil, mas é possível aliviar alguns sintomas com alguns passos simples. Clique aqui e descubra quais são.

Aceite os seus sentimentos durante os ciclos

Por mais que os sentimentos fiquem à flor da pele, a forma com a qual você reage aos seus ciclos está diretamente ligada à sua personalidade e é importante saber que não há nada de errado em ficar triste ou brava algumas vezes.

Aceite o seu sangue para se aceitar também

O valor que você atribui a sua menstruação é proporcional ao valor que você dá a si mesma como mulher. Seu sangue faz parte de você e não há nada de “nojento” nele, ao contrário do que você pode acreditar. Dê valor para o seu ciclo e para a sua saúde!

Encare a menstruação como algo bom! Cuide de você e do seu corpo, trabalhe o autoconhecimento e conviva melhor com seu fluxo e com a sua tensão pré-menstrual.

Aproveite também e clique aqui para ver algumas dicas para calcular e descobrir quando é o seu período fértil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *