Por que você nunca deveria ignorar o teste de mecha

Jovem modelo faz teste de mecha em seu cabelo

Mudar o cabelo é sempre uma aventura, mas também uma ótima forma de dar um up na sua autoestima. Seja mudando a cor do cabelo inteiro, experimentando mechas de cores diferentes ou iluminando os fios, já sabemos que cabelos bem cuidados lidam melhor com a mudança. No entanto, antes de qualquer repaginada no visual, existem cuidados que você precisa tomar para preservar a saúde dos fios, e o principal deles é o teste de mecha.

O teste de mecha pode parecer um detalhe pouco importante ou até mesmo desnecessário na hora de mudar o cabelo, mas na verdade, ele é totalmente o oposto. É justamente esse detalhe que vai garantir a segurança e integridade dos seus fios e impedir que algum estrago aconteça durante o procedimento, e vai ajudar o profissional cabeleireiro a entender o que pode ou não pode ser feito nas suas madeixas.

Como é feito o teste de mecha?

Antes do teste de mecha, vem a prova de toque. Basicamente, o profissional irá aplicar uma pequena quantidade do produto a ser utilizado no seu cabelo atrás da orelha ou no antebraço. Esse teste serve para garantir que você não terá nenhuma reação alérgica ou irritação ao aplicar produto.

Já o teste de mecha consiste em realizar todo o procedimento de mudança de cor em uma pequena mecha do cabelo e esperar para analisar como o mesmo reage ao método utilizado. É durante esse teste que o profissional avaliará o tempo de reação dos fios, ou se houve alguma quebra ou dano nos mesmos. Pense bem, caso seu cabelo não reaja bem ao procedimento, não é melhor que seja em uma pequena mecha e não no cabelo inteiro?

Para garantir sucesso no teste de mecha, redobre os cuidados nos cabelos investindo no cronograma capilar por pelo menos um mês antes do procedimento. Dessa forma, você hidrata e repõe os nutrientes dos fios e os prepara para receber a química, podendo seguir com a mudança capilar sem preocupações.

Não passei no teste de mecha, e agora?

Calma! Não passar no teste de mecha significa que o seu cabelo não está apto para receber a química. Não é hora de se desesperar, e sim agradecer por não ter seguido em frente, pois os danos seriam irreversíveis. É importante respeitar a recomendação do profissional nesse momento e aceitar que a tão sonhada mudança vai ter de esperar um pouco.

A falha no teste de mecha geralmente acontece em fios que já passaram por químicas e que não foram tratadas corretamente. Independentemente do caso, você precisa investir em tratamentos que reforcem a fibra capilar para dar mais resistência ao cabelo. Invista em um bom cronograma capilar com foco para a nutrição dos fios e aposte também no tratamento de selagem. Dessa forma, você garante fios saudáveis e bem-cuidados e pode realizar a tão sonhada mudança capilar sem preocupações.

Leia também