Texturização: 3 dicas de texturização capilar

Texturização capilar cabelo cacheado
O cabelo é uma parte muito importante da beleza feminina e diz muito sobre nossa personalidade, gostos e até o momento de vida em que estamos, é por isso que temos tanto cuidado e carinho com ele.
Só que, de vez em quando, bate aquela vontade de mudar o aspecto do cabelo: com mais volume, menos volume ou deixar ele bem estruturado. Porém, muitas vezes não fazemos isso por achar que mudar o formato dos fios pode prejudicar muito a saúde dos cabelos.
Mas e se você pudesse transformar a forma dos seus cabelos sempre que quiser sem ter que recorrer a químicas ou tratamentos definitivos? Isso é possível e a solução se chama texturização capilar.
Chamamos de texturização capilar todos os processos que modificam o formato natural do fio sem utilizar procedimentos químicos. O bacana da texturização é que você pode experimentar diferentes tipos de cabelo sem agredir seus fios e ainda podendo desfazer a técnica quando enjoar. Ou seja, texturizar é vida!
Usar modeladores, bobes, bigudins… tudo isso são ferramentas de texturização. E existem várias outras formas de texturizar o seu cabelo, inclusive com elementos que com certeza você tem em casa e técnicas bastante simples.

A texturização durante a transição capilar

A texturização também é muito importante para quem está em transição capilar. Depois que deixam de alisar quimicamente os fios, as “transicats” têm que lidar com um cabelo com duas texturas: a raiz com o formato natural do fio e as pontas que ainda estão alisadas.
Nesses casos, a texturização dos cabelos ajuda muito porque é possível modelar as partes mais lisas para que fiquem mais parecidas com os cachinhos que estão surgindo na raiz.
Confira as nossas formas de texturização de cabelo preferidas para você adotar já!

Antes da texturização, a preparação!

A maioria das técnicas de texturização capilar envolvem o uso de algum produto que possam dar mais firmeza para o cabelo e ajudá-lo a tomar o formato desejado.
Um produto ótimo para esse tipo de técnica é o Gel Creme Do Meu Cabelo Cuido Eu da Salon Line, por exemplo. Criado especialmente para ajudar na texturização e que garante a estrutura que os fios precisam devido a textura de gel + creme.
Outros tipos de gel também são ótimos para texturizações, alguns aumentam a fixação da textura, outros a definição e tem até os que garantem aquela volumão que é cobiçado por muitas cacheadas e crespas.

Texturização com coquinhos

Essa é uma técnica supersimples que qualquer uma pode fazer em casa e que deixa um efeito lindo nos cabelos.
O primeiro passo é desembaraçar os cabelos. Em seguida, umedeça e aplique o gel ou creme para pentear para ativar os cachos e manter a textura por mais tempo.
Aplique o produto em todo o cabelo, mecha a mecha. Em seguida, pegue cada uma das mechas e enrole-as em um coque, prendendo no alto da cabeça. No final do processo você terá vários mini-coques.
Deixe os coquinhos presos por algumas horas e depois comece a soltar o cabelo. O resultado será um cabelo ondulado e com volume excelente para fazer penteados, ou mesmo para ser deixado livre, leve e solto!

Texturização com trança de dois ou twist

As tranças são amplamente utilizadas para texturizar os cabelos, e você pode utilizar a até a trança convencional para isso.
Mas há também a técnica da trança de dois ou twist, que consiste em entrelaçar duas mechas do cabelo. O resultado é um cabelo com uma cara de frisado, muito mais volume e uma textura bem interessante.
Para fazê-lo separe o cabelo em mechas e vá aplicando o creme para pentear em cada uma. Pegue a primeira mecha e divida em duas partes, mais ou menos da mesma espessura. Depois é só passar uma mecha pela outra, como se estivesse fazendo uma trança mesmo.
Quando chegar no fim, para garantir que o twist não vai desmanchar, enrole a pontinha no seu dedo indicador. Você pode usar o próprio twist como penteado, ou pode esperar algumas horas e soltar as trancinhas para conseguir uma textura bem ondulada. Quanto mais você separar os twists, mais volume vai conseguir!
Confira esse vídeo da Youtuber Monalisa Nunes ensinando o passo a passo:

Texturização com papel higiênico

É isso mesmo que você está lendo! Até com papel higiênico dá para fazer uma texturização capilar incrível!
Aqui é o seguinte, depois de separar as mechas e aplicar o finalizador, precisa cortar pedaços de papel higiênico de mais ou menos 40 centímetros. Enrole o papel no sentido do comprimento, como se fosse um canudinho.
Depois, posicione o papel enrolado na ponta do cabelo, de forma que o canudo fique na horizontal e o seu cabelo na vertical. Vá enrolando o papel até chegar perto de raiz. Com as pontas que sobraram faça um nó. Repita o processo em todo o cabelo.
Quando o cabelo secar é só retirar o papel com cuidado. Pronto, agora você tem cachinhos bem definidos e todo mundo vai ficar impressionado com o resultado!

Leia também

Cotas Raciais
Autoconhecimento

Cotas não são esmola, entenda

A lei de cotas existe há cerca de 8 anos no Brasil, mas ainda há muito debate acerca da sua importância e legitimidade. Grande parte

Leia mais »