Thauany Lima

Tipo de cabelo: saiba qual a sua textura e necessidade capilar

O Brasil é conhecido pela miscigenação e diferenças culturais, pois nele é possível encontrar pessoas de diferentes características por todas as regiões do país. Isso é visível nas diferenças capilares, que não se limitam apenas entre liso e cacheado.
Existem vários tipos de cabelo, seja liso, ondulado, cacheado ou crespo, todos com suas características e necessidades. Além disso, cada categoria capilar é composta por diversas texturas, podendo encontrar mais de três tipos de curvatura em um tipo de cabelo.
Se você ainda não sabe identificar qual seu tipo de cabelo, vamos ajudá-la nessa dúvida. Afinal, como cuidar dos fios sem saber qual a textura do cabelo, não é mesmo!?

Tipo de cabelo 1

Mulher com tipo de cabelo 1, castanho

Cabelos com a textura lisa, são considerados tipo 1, uma categoria sem ondulações, com pouco frizz e menos escassa de nutrientes e vitaminas.
Os cabelos lisos podem ser divididos em três tipos, 1A, 1B e 1C, sendo o A mais liso e o C uma curvatura menos alinhada e chapada, como o exemplo abaixo:

Mulher com cabelo tipo 1C, loiro

Mesmo sendo uma curvatura naturalmente mais brilhante e nutrida, é preciso de cuidados regulares para manter o liso sempre sedoso. Por isso, é indicado hidratar os fios pelo menos uma vez por semana.

Tipo de cabelo 2

Mulher com tipo de cabelo 2, ondulado

O cabelo tipo 2 abrange as curvaturas onduladas, ou seja, fios anelados com a raiz lisa.
Ela também é dividida em três tipos de fios: 2A, 2B e 2C, sendo o cabelo 2A mais liso com pequenas ondas nas pontas e 2C com ondas mais próximas da curvatura cacheada.
Para os cabelos ondulados, os cuidados podem ser estendidos para máscaras de nutrição, mas apenas quando houver ressecamentos nas pontas.
Os cuidados semanais permanecem os mesmos que os cabelos lisos, sendo indicado hidratação toda semana.

Tipo de cabelo 3

Mulher com cabelo tipo 3, cacheado

O cabelo tipo 3 é a curva cacheada, sendo caracterizada por fios mais definidos, com frizz e ressecamento constante.
É preciso manter um tratamento nutricional regular para esse tipo de curvatura, afinal, é mais ressecado e escasso de óleo, precisando de uma reposição mais intensa desse componente.
As máscaras com óleos vegetais ou os óleos puros são os tratamentos mais adequados para esse tipo de fio, pois eles deixam o cabelo mais brilhante, sedoso e saudável.
O cabelo cacheado também é dividido em três tipos, 3A, 3B e 3C, sendo o cabelo 3A com cachos mais abertos e o 3C mais fechado – podendo ser comparado com cabelo crespo.

Tipo de cabelo 4

Mulher com cabelo tipo 4, crespo

Os cabelos tipo 4 são os crespos na tabela de curvaturas, se caracterizando pela opacidade, ressecamento e volumão.
Os cabelos crespos são os que mais precisam de óleos nos tratamentos de rotina, por isso, é indicado o uso do óleo vegetal puro ou em máscaras semanalmente.
Usar óleo puro é uma das alternativas mais indicadas para o crespo, afinal, é a reposição mais intensa e profunda, devolvendo o óleo para os fios mais rápido.
Os cabelos crespos também são divididos em três categorias, sendo 4A um crespo mais definido e 4C mais sem definição.

Gostou de saber mais sobre o seu tipo de cabelo? Saiba mais sobre cada curvatura e tratamentos, queremos vê-las arrasando com o cabelo saudável e maravilhoso!

Tipo de cabelo: saiba qual a sua textura e necessidade capilar
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *