Luiza Olinda

Tipo de cacho: conheça as características e identifique seu tipo de fio

Tipo de cacho

Vivemos por anos em um mundo em que apenas os cabelos lisos eram considerados bonitos e em que pensávamos que todo cabelo cacheado era igual. Felizmente, hoje sabemos que existem diversos tipos de cachos (e crespos) e que, assim como cada mulher é única e bonita do seu próprio jeito, os cachos também o são.

Sabemos também que é conhecendo melhor o próprio cabelo, e as necessidades específicas que ele tem, que a mulher ganha a possibilidade de cuidar dos seus cachos adequadamente, e ter a liberdade de decidir como quer usá-los, de acordo com o que ela acha bonito.

Um dos maiores pontos nessa (re)descoberta capilar para as cacheadas é aprender a reconhecer o seu tipo de cacho para procurar produtos e tratamentos ideais para ele. E é isso que vamos fazer aqui! Se você ainda não conhece bem a curvatura do seu fio, se liga nas nossas dicas!

Tipos de cachos de cabelo

Nenhum cabelo cacheado é exatamente igual ao outro, mas podemos classificar os fios de acordo com alguns padrões de curvatura. Confira abaixo!

Tipo de cacho

Repare que temos 4 grandes grupos, os fios tipo 1, 2, 3 e 4. O fio tipo 1 é o liso, por isso, não tem nenhum tipo de curvatura ou cacho.

O tipo 2 representa os cabelos ondulados, que são quase lisos, mas tem ondulações, principalmente do meio para as pontas das madeixas. Repare também que o tipo 2 tem três subclassificações: 2A, 2B, 2C, sendo que o tipo 2A tem pouca ondulação, e o 2C chega perto de ser um fio cacheado e costuma ser mais volumoso do que os outros dois tipos.

Os tipos 3 e 4 são considerados cacheados e crespos e é possível perceber que nessas categorias a curvatura do fio é bem mais acentuada. Vamos falar especificamente desses tipos de cachos de cabelo a seguir.

Tipos de cachos: curvatura 3

Tipo de cacho

Os fios com curvatura tipo 3 também se dividem em 3 grupos de tipos de cachos, vemos ver as características específicas de cada um deles.

Cachos 3A:

Os fios tipo 3A são caracterizados por terem cachos mais largos e soltos, formados por fios finos que são fáceis de modelar. Em alguns casos, a raiz é mais lisa e os cachos ficam bem modelados e pesados, o que faz com que esse seja um cabelo com menos volume, na maioria dos casos.

Cachos 3B:

Esse tipo de cacho é mais acentuado e fechado que o anterior. Geralmente os cachos começam na raiz, são bem definidos e fazem com que o cabelo seja mais volumoso. Como é um cabelo cacheado, as pontas podem ficar mais ressecadas do que os cachos mais abertos.

Cachos 3C:

As mulheres que tem cachos 3C normalmente tem fios mais grossos, com cachos mais apertados, mas, ainda assim, definidos. Esses fios são bem mais encaracolados do que os outros tipos e têm maior tendência ao frizz.

Tipos de cachos: curvatura 4

Tipo de cacho

Também conhecidos como afro, os fios tipo 4 são crespos e costumam ser os mais secos e frágeis.

Cachos 4A:

Têm um formato bem parecido com a curvatura 3C, mas os cachos são ainda mais próximos e intensos. Costumam ser finos, o que pode fazer com que embaracem mais facilmente.

Cachos 4B:

As mulheres que possuem esse tipo de cabelo têm cachos menos definidos, bem estreitos e com mechas em formato de “Z”, que ganham volume facilmente.

Cachos 4C:

Aqui os cachos são praticamente imperceptíveis e o cabelo costuma ser bastante volumoso e um pouco ressecado.

Como cuidar dos seus cachos tipo 3 e 4

As curvaturas do tipo 3 e 4 podem ser bastante versáteis, e tendem a ganhar mais ou menos volume e definição dependendo do corte, do penteado que você fizer neles e da técnica de texturização que adotar.

Mas como o fio é cacheado, a oleosidade natural do couro cabeludo pode ter dificuldade para chegar até as pontas dos fios, o que as deixa com aspecto ressecado e quebradiço.

Para evitar que isso aconteça, mantenha um cronograma capilar com sessões de hidratação, nutrição e reconstrução periódicas; use protetores solares e térmicos sempre que for se expor ao sol, ou antes de usar ferramentas de calor como prancha e modelador. Também não se esqueça de manter seu corte em dia.

Também é ideal que você invista em produtos específicos para a curvatura do seu fio para valorizar seus cachos ainda mais. Para quem possui curvatura 3A recomendamos o creme para pentear Que Tal? Cachos dos Sonhos e para os fios 3B e 3C o Que tal? Crespo Divino.

Já para quem tem cachos tipo 4 o legal é apostar em técnicas de texturização como a fitagem e o dedo liss, que ajudam a definir os cachos. Para ajudar neste processo, vale a pena usar o creme para pentear Que tal? Crespíssimo Poderoso.

Como os fios costumam ser mais secos, é importante também adotar uma rotina de umectação com aplicação de óleos de rícino, coco, castanhas, girassol, oliva e argan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *