Tayla Pinotti

Entenda quais são os tipos de cabelo e suas características

Saiba qual é seu tipo de cabelo


Que cabelos não são todos iguais, isso você já sabe. Mas você sabe quais são os diferentes tipos de cabelo e o que define cada um deles? Não precisa se sentir mal se a resposta for não: muitas meninas não sabem as características do próprio cabelo. Mas isso pode mudar agora!
Conhecer a classificação do seu cabelo é fundamental para entender quais são os cuidados, os tratamentos e os produtos que podem funcionar melhor nas suas madeixas. Por isso, confira abaixo quais são os tipos de fios lisos, ondulados, cacheados e crespos, além das suas principais características.

Tipos de cabelo liso

Apesar de não possuírem curvatura, existe uma classificação para os cabelos lisos, que são divididos nas categorias 1a, 1b e 1c, além do cabelo alisado. Veja abaixo quais são as principais características de cada um desses tipos de fio.

Cabelo 1a

Cabelo liso 1A

Os cabelos lisos classificados como 1a são os que tem os fios mais finos. Eles têm como principal característica o efeito chapado e a oleosidade na raiz.

Cabelo 1b

Cabelo 1b liso

Os cabelos lisos classificados como 1a são os que tem os fios nem tão finos e nem tão grossos, ou seja, são considerados médios. Diferente do cabelo 1a, o 1b não é tão chapado e pode ter até um pouco de volume.

Cabelo 1c

Cabelo 1C

Entre as três categorias de cabelos lisos, o liso 1c é o que possui fios mais grossos, que formam um cabelo “pesado”. Assim como os cabelos 1a e 1b, o cabelo 1c também é característico pela oleosidade na raiz.

Cabelo alisado

Cabelo alisado

Além dos tipos de cabelo liso natural, há também o cabelo alisado. Conquistado por meio de métodos alisantes como a escova progressiva, esse fio tem sua estrutura natural alterada e, por isso, é preciso investir pesado no tratamento de reconstrução.

Tipos de cabelo ondulado

O cabelo ondulado é aquele que possui a raiz lisa com ondulações apenas em parte do comprimento e também nas pontas. Os fios ondulados são classificados com grau de curvatura tipo 2, veja abaixo as três variações.

Cabelo 2a

Cabelo ondulado 2A

É característico por apresentar fios quase lisos, com poucas ondas. Fios com curvatura 2a são fáceis de modelar e possuem pouquíssimo volume.

Cabelo 2b

Cabelo 2B Ondulado

Já o tipo 2b tem ondas mais marcantes, mas não chega a formar cachos definidos. Ele também pode apresentar mais tendência ao frizz.

Cabelo 2c

Cabelo ondulado 2C

O grau de curvatura 2c chega a formar alguns cachinhos e, por isso, seus fios são mais volumosos, apresentando, também, mais frizz.

Tipos de cabelo cacheado

Cabelos cacheados são aqueles nos quais os fios parecem “molinhas”, podem variar entre cachos mais abertos, até uma curvatura mais crespa. Costumam ser ressecados e, consequentemente, precisam de hidratação e nutrição com mais frequência.

Cabelo 3a

Curvatura 3A

Os cachos com curvatura 3a são aqueles mais abertos, um pouco maiores e com formação irregular. Em muitos casos, esse tipo de cabelo possui mais de uma textura, podendo ser mais lisos na raiz e ir cacheando ao longo do comprimento.

Cabelo 3b

Cabelo ondulado 3B


Os cachos com curvatura 3b são um pouco mais fechados e definidos do que os com curvatura 3a, mas ainda assim, é possível que esse tipo de cabelo também tenha duas texturas (raiz lisa e comprimento cacheado).

Cabelo 3c

Cabelo cacheado 3c

Entre todos os tipos de cachos, o tipo 3c é o mais fechadinho e definido desde a raiz e, por isso, é o que mais se aproxima do cabelo cabelo crespo. Os cachos tipo 3c também costumam ser menos finos e mais porosos.

Tipos de cabelo crespo

Os cabelos crespos são os que mais apresentam tendência ao volume e também que costumam ser mais frágeis e mais ressecados. Os fios crespos são mais enroladinhos, nem sempre são definidos e encolhem mais.

Cabelo 4a

Cabelo crespo 4A

Os cachos tipo 4a possuem circunferência bem fechada e fios bem enroladinhos desde a raiz. Esse tipo de fio ainda é bem similar ao cabelo 3c, mas com um fator encolhimento maior e também costuma ser mais opaco, já que é mais ressecado também.

Cabelo 4b

Curvatura 4B

Já a curvatura 4b possui cachos ainda mais apertados, mas, apesar disso, costuma ser um cabelo bastante volumoso. É um tipo de fio bastante frágil e denso, sendo o “meio termo” do tipo 4, o que significa que não tem molinhas tão marcadas.

Cabelo 4c

4c cabelo crespo

Por ser o último grau de curvatura, o cabelo 4c tem um fio mais frizado, que pode ou não apresentar definição, já que a estrutura dominante é em formato de “Z”. Esse é um fio bem fininho e o fator encolhimento pode chegar a reduzir em até 80% o comprimento do cabelo.
Agora que você já conhece todos os tipos de cabelo, aproveite e conheça também o guia definitivo da hidratação, da nutrição e da reconstrução, que explica para que serve cada um desses tratamentos essenciais para fios de todas as curvaturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *