Você conhece os 7 tipos de cansaço?

Por: Luana Queiroz
Tipos de cansaço
Entenda a origem dos tipos de cansaço

É normal sentir-se cansado depois de um longo dia de trabalho ou estudos. Mas você sabia que a origem dessa sensação pode ser variada?

Com diversas origens, o cansaço pode ser diferente de acordo com a situação que o desencadeou e pode trazer diferentes sintomas, como falta de energia, queda de rendimento e até redução da atenção e resposta a estímulos.

Para entender como isso tudo funciona, confira os 7 tipos de cansaço e como eles impactam o corpo e a mente. 

Cansaço físico

Sintomas do cansaço físico: esse é o tipo mais conhecido e é caracterizado por dor no corpo ou fadiga depois de um possível excesso de esforço físico ou após um longo período de uma atividade cotidiana.

Como descansar: para aliviar os sintomas do cansaço físico, é preciso repousar, dormir, fazer algum alongamento ou massagem.

Cansaço mental

Sintomas do cansaço mental: neste caso, após longos períodos de esforço intelectual ou de concentração, como reuniões, provas ou competições, pode ocorrer uma fadiga mental.

Como descansar: para repousar a mente, são necessárias pequenas pausas durante as horas de trabalho ou estudo ou praticar atividades lúdicas e simples, como cozinhar e regar plantas.

Cansaço sensorial

Sintomas do cansaço sensorial: o excesso de estímulos, como barulho, luz, cheiros ou exposição às telas pode desencadear o cansaço sensorial, que está ligado aos órgãos sensoriais.

Como descansar: para recuperar a energia, é essencial criar cenários opostos ao que causaram o cansaço, como lugares silenciosos, com iluminação confortável e com menos ou nenhuma tela.

Cansaço criativo

Sintomas do cansaço criativo: esse tipo de cansaço está ligado ao bloqueio que aparece em situações em que é preciso resolver um problema; uma exaustão que impede a criação de novas ideias.

Como descansar: momentos de ócio, contato com a natureza, execução de atividades automáticas (como tomar banho, lavar louça) podem ser soluções para dissolver o bloqueio criativo.

Cansaço emocional

Sintomas do cansaço emocional: a exaustão emocional se relaciona a um acúmulo de responsabilidades e pressão psicológica, que desencadeiam falta de disposição, irritabilidade e desinteresse.

Como descansar: expressar os verdadeiros sentimentos, buscar autoconhecimento e impor limites são pontos fundamentais para afastar o cansaço emocional.

Cansaço social

Sintomas do cansaço social: esse tipo de cansaço está ligado com a interação com outras pessoas, seja pessoalmente ou virtualmente, que provoca cansaço intenso pela tentativa de manter uma persona (representação ideal).

Como descansar: mesmo que a causa sejam as interações sociais, mantê-las ainda é necessário, por isso, o relacionamento deve ser saudável, fluido, positivo e livre de julgamentos.

Cansaço espiritual

Sintomas do cansaço espiritual: embora tenha este nome, o cansaço espiritual não tem a ver com religião, pois faz referência quando há um afastamento daquilo que se é e acredita, gerando fadiga.

Como descansar: o cansaço espiritual pode ser repelido com atividades que estabeleçam uma conexão, como o contato com a natureza ou pequenos rituais energizantes que façam sentido e sejam importantes para a pessoa, como um banho de ervas ou uma oração.

Busque orientação de um profissional

Embora boa parte dos sintomas sejam facilmente resolvidos com ações simples, em alguns casos, o cansaço pode exceder e impactar a rotina significativamente.

Por isso, se um ou mais tipos de cansaço estiver impedindo, com frequência, que atividades simples sejam feitas e o andamento da vida com fluidez, busque um profissional especializado para conversar e avaliar o seu caso.

Leia também