Thauany Lima

Várias curvaturas em apenas um cabelo: saiba como cuidar desse tipo de hair

Não é loucura achar que seu cabelo tem várias curvaturas, afinal de contas, isso é mais comum do que você pode imaginar, sabia?

É quase impossível encontrar alguém que tenha apenas um tipo de cabelo, principalmente quando o hair é cacheado ou crespo.

Há casos em que um cabelo possui mais de três tipos de fios, porém, é importante se atentar ao tipo de cabelo predominante, para assim tratá-lo com toda a dedicação necessária. Além disso, é indispensável cuidar das diferentes texturas, principalmente se elas forem mais crespas e ressecadas.

Se você ainda não sabe qual é o seu principal tipo de cabelo, confira as orientações abaixo e descubra sua curvatura e tratamentos necessários.

Curvaturas de cabelo 1ABC e 2ABC

Cabelo lisoCabelo ondulada

Os cabelos de tipo 1 são os mais lisos da tabela capilar. Eles consistem em ser mais alinhados e sem volume, além disso, é cheio de movimento e brilho quando tratado adequadamente.

Os cabelos lisos se dividem em três grupos, A, B e C, sendo o mais liso e chapado ocupante da categoria 1A, o liso mediano 1B e o liso menos alinhado 1C.

A segunda curvatura se refere aos cabelos ondulados e, segue uma determinada ordem, sendo 2A um cabelo ondulado com a raiz mais lisa, 2B ondulações com pouco volume e 2C com cachos mais abertos e um volume maior na raiz.

Esses dois tipos de cabelo são os mais saudáveis organicamente, porém, é necessário que a reposição de vitaminas seja feita com frequência para permanecerem com o aspecto sadio.

Na hora de escolher a hidratação capilar é indispensável respeitar o tipo de cabelo para qual será o tratamento, dado que, cada fórmula respeita a particularidade e escassez do modelo de cabelo, como por exemplo, os cabelos lisos.

Normalmente eles não precisam de reposição de óleo, exceto os lisos descoloridos ou coloridos, que são mais prejudicados devido o processo de mudança de cor e necessitam de máscaras de hidratação com óleo na fórmula.

Curvatura de cabelo 3ABC e 4ABC

Cabelo cacheadoCabelo crespo
Diferente dos cabelos mais lisos da tabela capilar, os cacheados e crespos são os mais ressecados e carentes de nutrientes e vitaminas.

Os cabelos tipo 3ABC são considerados cacheados, trazendo cachos mais definidos, um volume maior e frizz excessivo nos fios.

O cacheado tipo 3A é mais liso na raiz e com cachos mais abertos, o 3B tem cachos mais definidos e um volume maior na raiz do cabelo, por último, o cabelo 3C é mais volumoso, superdefinido e com muito frizz – semelhante ao cabelo crespo tipo 4A.

Para mantê-lo longe do ressecamento é imprescindível submeter os cachos a nutrição semanalmente. Além disso, a hidratação é fundamental nesse tipo de cabelo, já que é a responsável pelo combate da opacidade, excesso de frizz e falta de movimento.

Os cabelos crespos (4ABC) são os mais ressecados das curvaturas, isso devido aos cachos superfechados e pequenos, o que impede o fluxo do nutriente do couro cabeludo até as pontas.

A categoria 4A é ressecada e tem cachos pequenos e espirais, o 4B é mais ressecado do que o anterior e com cachos ainda menores, além disso, o frizz é um elemento que faz parte dessa curvatura. Por último, o cabelo crespo tipo 4C é o mais ressecado, frizado e com cachos minúsculos, sendo o mais opaco e carente de nutrientes das categorias.

A aplicação de óleo vegetal, seja na umectação capilar ou máscaras nutritivas, deve ser explorada semanalmente. Além disso, é ideal que o os produtos de higienização sejam indicados para o tipo de cabelo.

Várias curvaturas de cabelo na transição capilar

Cabelo em transição
A transição capilar é o momento que se interrompe o uso de química de transformação nos fios e deixa o cabelo florescer naturalmente.

Geralmente, durante a transição capilar é muito comum às pessoas ficarem com mais de uma curvatura no cabelo, isso devido aos resíduos de química que ainda estão nos fios.

A raiz do cabelo se encontra natural, no entanto, o comprimento e as pontas ainda estão com sem formato devido à química.

Os famosos scab hair também aparecem nesse momento, o que deixa a transição capilar ainda mais complicada. Esse tipo de cabelo trata-se de fios naturais, porém, ainda danificados e com resíduos químicos.

Durante a transição é indispensável o tratamento do cronograma capilar, ou seja, abusar de hidratação, nutrição e reconstrução com frequência. Esses tratamentos são essenciais para fortalecer e restaurar danos na fibra capilar.

Cabelo com várias curvaturas

Após a transição capilar o cabelo já está completamente natural, porém, a divergência de curvatura ainda continua nos fios.

Esse fenômeno é muito comum, principalmente entre as cacheadas e crespas. O ideal é se atentar a sua curvatura preeminente, sem descuidar dos cabelos aleatórios, afinal de contas, eles também são importantes para a saúde do cabelo.

Geralmente quando o cabelo é cacheado alguns fios crespos aparecem no meio das madeixas ou próximas ao contorno do rosto, como na ilustração abaixo.

Cabelo varias curvaturas
Os cuidados com o cabelo devem ser partilhados. Isso significa que é preciso usar produtos tanto para os cabelos com a curvatura predominante, quanto para as outras, já que ambos precisam de atenção.

Gostou das dicas sobre cabelos com várias curvaturas? Que tal observar se você também faz parte desse clube dos cabelos variados? Caso a resposta seja SIM, cuide das curvaturas com muito amor e dedicação para continuarem incríveis!

Várias curvaturas em apenas um cabelo: saiba como cuidar desse tipo de hair
3 (60%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *