Tayla Pinotti

Entenda quais são os diferentes tipos de iluminadores e como usá-los

Tipos de iluminador

Depois que as mulheres descobriram que é possível, sim, criar um visual natural usando diferentes tipos de iluminador, o produto se tornou ainda mais indispensável nas necessaires de make.

O sucesso do iluminador é tanto que novas versões com diferentes texturas e cores não param de aparecer. Por isso, se você também quer entender bem para quê serve e cada uma delas, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre os diferentes tipos de iluminador.

Quais são os principais tipos de iluminador

Iluminador líquido

O iluminador líquido tem como principal ponto positivo a facilidade em espalhar o produto na pele, o que proporciona um acabamento mais bem feito. No entanto, isso também faz com que o cuidado precise ser redobrado, já que o iluminador pode acabar se espalhando por todo o rosto.

Pessoas com pele oleosa devem evitar essa textura, pois as chances do rosto ficar borrado são maiores. Uma dica para quem optar pelo uso do produto, mesmo assim, é aplicá-lo apenas em locais onde o rosto não costuma suar (como na ponta da boca, acima das bochechas e no canto dos olhos.

O iluminador líquido pode ser aplicado com a ajuda de uma esponja ou com os próprios dedos.

Pó Iluminador

Indicado principalmente para quem tem a pele oleosa ou mista, o iluminador em pó é um dos mais comuns e também um dos preferidos das mulheres, já que proporciona um acabamento aveludado na pele.

O ponto negativo, porém, é que o iluminador em pó tem um tempo de duração relativamente curto, mas basta aplicar uma base, um bb cream ou primer na pele antes de usar o iluminador para prolongar o tempo do produto na pele.

Existem diversos tipos de pó iluminador, inclusive é possível encontrar paletas de iluminadores, sendo que os tons variam dos mais metálicos aos mais discretos. A aplicação deve ser feita usando um pincel vassourinha ou um específico para iluminadores.

Iluminador cremoso

O diferencial do iluminador em creme é que ele não proporciona um efeito super metálico, mas sim um efeito “molhado” que é mais natural e discreto comparado aos outros tipos.

Ele é ideal para quem tem a pele mista e também é o mais indicado para a técnica do contorno “strobing” – aquela que reforça traços naturais do rosto em vez de criar um efeito forçado de contorno.

Além disso, a versão de iluminador em bastão não exige o uso de pincéis ou esponjas, já que basta aplicar o produto direto na pele, usando os dedos para espalhar dando leves batidinhas.

Iluminador facial em gel

Com uma textura parecida com a do iluminador cremoso, a versão em gel ainda não é tão popular quanto as outras e, por isso, ainda é considerada inovadora.

Por ser em gel e contar com uma fórmula mais aquosa, esse tipo de iluminador espalha com mais facilidade e sem remover os outros produtos de maquiagem da pele.

As marcas recomendam que os iluminadores com esse textura sejam usados e espalhados usando apenas as pontas dos dedos.

Lápis ou caneta iluminadora

Iluminadores no formato de lápis ou caneta são ideais para criar pontos de luz e iluminar áreas estratégicas do rosto, como o canto dos olhos e as sobrancelhas, por exemplo.

Os lápis podem ainda serem usados na linha d’água para abrir o olhar, enquanto as canetas são capazes até mesmo de reduzir rugas, linhas finas e áreas do rosto que são sombreadas.

Ambos os produtos são aplicados diretamente na pele, já que as pontas servem justamente para isso, facilitando a aplicação nesses lugares estratégicos que carregam imperfeições.

Hidratante iluminador

E como uma das principais tendências de maquiagem deste ano é a maquiagem glow – aquela que deixa o rosto com um aspecto brilhante natural -, já é possível encontrar hidratantes faciais que também tem a função iluminadora.

Dessa forma, é possível tratar e iluminar a pele ao mesmo tempo, mas é claro que o efeito não será um rosto completamente brilhante. Estes produtos costumam contar elementos iridescentes que refletem a luz sem pesar o aspecto do rosto. O resultado é uma pele menos opaca e levemente iluminada.

Por ser um hidratante, a aplicação é feita com as mãos. Basta usar a ponta dos dedos para massagear a pele enquanto espalha o produto.

Agora que você conhece todos os tipos de iluminador, confira também dicas de como passar iluminador e arrase no efeito glow!

Entenda quais são os diferentes tipos de iluminadores e como usá-los
5 (100%) 5 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *