Toda mulher que teme os cabelos com ressecamento conhece pelo menos um tipo de óleo vegetal, certo?
Os óleos vegetais são gorduras boas extraídas de plantas, folhas, sementes, caules, flores e até raízes. Contudo, é mais comum encontrarmos nutrientes capilares retirados exclusivamente das sementes.
Geralmente, o uso do óleo para o cabelo é mais famoso entre as cacheadas e crespas, que por conta das curvaturas espirais, sofrem uma carência de oleosidade natural no comprimento e pontas dos cabelos.
Portanto, com o objetivo de mostrar as imensas possibilidades de reposição nutricional aos cabelos, separamos os 6 óleos vegetais mais famosos e poderosos para os cabelos. Confira!
Óleo de amêndoas
Famoso desde sempre, o óleo de amêndoas faz muito sucesso nos cuidados com o corpo. É muito competente quando o assunto é tratamento capilar.
Além disso, é rico em vitaminas E e K, antioxidantes, fibras e minerais, o óleo de amêndoas promete cabelos mais hidratados, reparados, sem quebras e livres de ressecamento.
Óleo de coco
O óleo de coco talvez seja o tipo de nutriente mais famosinho do momento. Podendo ser encontrado nas fórmulas de shampoo, condicionador, máscaras de hidratação, entre outros.
Esse tipo de óleo tem o poder de selar as cutículas dos fios, protegendo de agentes de agressões externas, como: sol, chuva, frio, calor, poluição, entre outros.
Ele também consegue melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, proporcionando um crescimento saudável, além de restaurar a fibra capilar, benefícios para o rosto, acabar com o ressecamento e fortalecer os fios – evitando a queda.
Óleo de oliva
Esse óleo para o cabelo promove a redução das caspas, fim das pontas duplas, suavidade, leveza aos fios, estímulo do crescimento e muito brilho.
O azeite de oliva apresenta compostos químicos poderosos na sua composição, como: ácido oleico; ácido palmítico e esqualeno, o que devolve a hidratação necessária para manter as madeixas impecáveis.
Óleo de girassol
Nutriente rico em vitamina E e antioxidantes, o óleo de girassol traz benefícios maravilhosos para qualquer tipo de cabelo.
Sendo famoso por controlar a aparição de frizz, já que combate a desidratação e trabalha como um condicionador natural. Ele também trata problemas capilares, como: quebra dos fios; elasticidade excessiva e combate o enrijecimento dos cabelos.
Óleo de rícino
Extraído da planta da mamona, é rico em ômega 6 e 9, vitamina E, sais minerais, ácido palmítico e ácido esteárico.
É um dos principais elementos usados para restaurar a fibra capilar e fortalecer o cabelo. Por isso, estimula o crescimento saudável do fio.
O nutriente também combate a oleosidade excessiva das madeixas. Além disso, trata o couro cabeludo e previne as quedas de cabelo.
Óleo de semente de uva
Outro óleo rico em vitaminas e antioxidantes. O nutriente tem o poder de prevenir a elasticidade dos fios e hidratar profundamente os cabelos.
Esse tipo de óleo não é gorduroso ou graxo, por isso é mais rápido absorvido pelos fios. Evitando aquele efeito molhado e pesado que todos odeiam, não é mesmo?
O óleo de semente de uva também previne quedas e caspas, tratando fios danificados e fracos, principalmente os que foram submetidos à química de transformação.
Todos os óleos podem ser usados puros nos cabelos ou misturados com a máscara de hidratação de sua preferência.
O indicado para quem encontra-se com cabelos extremamente ressecados, é submeter as madeixas aos tratamentos, pelo menos, duas vezes por semana.
Então, nos conte como foi sua experiência com eles? Mal podemos esperar para saber. Além disso, é sempre bom fornecer mais dicas.