Talitha Benjamin

Saiba quais são os tipos de shampoo e o que cada um faz pelo seu cabelo

Tipos de shampoo

Lavar os cabelos já é um ato natural do cotidiano, mas lavá-los corretamente não é tarefa que todo mundo consegue executar com facilidade. Para essa limpeza, costumamos usar o bom e velho shampoo, mas, além de escolher o tipo de produto apropriado para o fio, existem diferentes tipos de shampoo para cada tipo de cabelo.

Em geral, ele é o produto responsável pela limpeza dos fios e também pode potencializar os cuidados, porém, o que pouca gente sabe é que os shampoos não são todos iguais, e que eles são divididos de acordo com a textura e acabamento: transparentes, leitosos e perolados. Confira aqui os diferentes tipos de shampoo e como cada um beneficia os seus fios.

Shampoo transparente

Servem para as interessadas em limpeza profunda da raiz às pontas. O tipo mais conhecido é o shampoo antirresíduos, que limpa profundamente a fibra dos fios, retirando o que sobrou dos produtos usados anteriormente. A fórmula do shampoo transparente é alcalina, por isso, apesar de ser ótimo para cabelos oleosos, não deve ser usada com frequência, pois pode danificar os fios.

Shampoo cremoso ou leitoso

Com alta capacidade de hidratação, esse tipo de fórmula contém agentes condicionantes e uma fórmula mais densa, ótima para fios ressecados e danificados pela química ou tinturas. Um grande exemplo do potencial de hidratação desse shampoo é o desamarelador, produto específico para cabelos loiros que cuidam dos fios descoloridos e ajudam na durabilidade da cor.

Shampoo perolado

Shampoo perolado

O mais comum, acessível e democrático. O shampoo perolado se dá super bem em todos os tipos de cabelo, podendo ser usado diariamente (se o seu cabelo necessitar dessa frequência, é claro). É a melhor opção para o tratamento das madeixas, pois une o melhor das fórmulas transparentes e cremosas.

Shampoo sem sulfato

Ideal para quem procura uma limpeza mais suave e sem substâncias que danificam o cabelo ao longo do tempo, a fórmula sem sulfato é bem popular em quem utiliza produtos liberados. Justamente por ser um produto mais natural, o shampoo sem sulfato é perfeito para cabelos extra-ressecados, como os cacheados e crespos.

Shampoo sem sal

Os shampoos sem sal dominam as prateleiras, mas pouco se sabe das suas reais propriedades. Indicado para todos os tipos de cabelo, essa fórmula previne o ressecamento dos fios sem causar oleosidade.

Shampoo a seco

Apesar do nome, esse produto não serve para limpar os fios, mas sim para absorver a oleosidade do cabelo naquela emergência onde simplesmente não rola lavar o cabelo.

Como lavar os cabelos corretamente

Na hora de lavar os cabelos, alguns cuidados precisam ser tomados: massageie os fios e o couro cabeludo com a ponta dos dedos, e não com as unhas, já que elas podem contribuir para a proliferação de fungos e bactérias. Os movimentos precisam ser feitos suavemente para não irritar a pele. Além disso, o recomendado é repetir o processo para que todas as impurezas sejam removidas, e o shampoo deve ser removido do cabelo por completo durante o enxágue.

Agora que você já sabe os tipos de shampoo para cada tipo de cabelo, aproveite para conferir os benefícios dos produtos liberados para o cabelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *