Tirar cravos com gelatina funciona mesmo?

Por: Tayla Pinotti

tirar cravos com gelatina

 

Quem sofre com cravos e espinhas vive procurando alternativas para se livrar desses probleminhas de pele. As receitas caseiras têm ganhado cada vez mais adeptos pelo custo-benefício que elas oferecem.

A que está fazendo mais sucesso atualmente é a receita com máscara de gelatina para tirar cravos. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a eficácia desse método. Ele funciona mesmo?

Sim, funciona! É claro que ela não vai remover 100% dos cravos, mas ela ajuda a retirar a maioria deles do rosto. Além disso, a gelatina ajuda a esfoliar a pele, enquanto o leite (que também vai na receita) ajuda a amolecer os cravos, pois possui propriedades emolientes.

Quer saber como fazer essa máscara? Veja abaixo!

 

Como tirar cravos com gelatina?

Para fazer a sua máscara de gelatina para cravos, você vai precisar de:

– 1 colher de sopa de gelatina incolor e sem sabor

– 1 colher de sopa de leite

 

Modo de preparo:

Para fazer essa “máscara”, você deve misturar os dois ingredientes em um recipiente até que eles fiquem com uma consistência pastosa. Leve ao microondas e aqueça a mistura por 10 ou 15 segundos.  

 

Passo a passo para aplicar a máscara de gelatina para tirar cravos:

1) Limpe o rosto

Antes de aplicar a mistura no rosto, lave o rosto com água e sabonete para remover as impurezas e qualquer vestígio de maquiagem.  

 

2) Aplique no rosto

Depois que a mistura já tiver sido esquentada, retire o potinho do microondas e aplique a máscara. Cuidado com a temperatura! Você pode fazer a aplicação usando as mãos, mas a maioria das pessoas preferem usar um pincel, pois a textura dessa mistura é um pouco complicada de manusear.

Você pode aplicar a máscara por todo o rosto, mas, se preferir, aplique apenas nas partes onde você possui mais espinhas. Geralmente as espinhas aparecem na “zona T”, que é a região mais oleosa do rosto e engloba testa, nariz e queixo. Aplique uma camada fina da máscara.

Também é importante olhar se você possui pelos ou penugens pelo seu rosto, pois se a máscara grudar neles pode ser um pouco dolorido na hora de tirar.

 

3) Espere 15 minutos e retire a máscara

O ideal é deixar a máscara por cerca de 15 minutos no rosto antes de retirá-la, para que dê tempo da mistura secar um pouco e ficar no ponto certo para remover os cravos. Passado esse tempo, vá puxando a máscara e retire com cuidado do seu rosto.

Depois que você remover a máscara de gelatina, você vai ver que as pontinhas dos cravos estão “grudadas” na máscara. É um sinal de que a mistura com gelatina incolor funcionou mesmo!

 

4) Lave o rosto novamente

Depois que você já tiver terminado a sua limpeza de pele com a máscara de gelatina para cravos, lave novamente o rosto para remover os resquícios da gelatina do seu rosto. Aplique também um tônico. Para finalizar, aplique um hidratante facial.

Essa limpeza de pele pode ser feita semanalmente ou de três em três dias. Essa técnica também pode ser realizada antes de uma limpeza de pele mais profunda.

 

Como fazer limpeza de pele profunda em casa?

A limpeza de pele profunda é feita por profissionais capacitados, mas a versão caseira tem ganhado cada vez mais adeptos pela praticidade. Veja o passo a passo para realizar uma boa limpeza de pele em casa. O tempo de duração é de, mais ou menos, 15 minutos.

 

1º passo:

Faça uma limpeza superficial, que pode ser realizada com um sabonete neutro seguido da aplicação de um demaquilante.

 

2º passo:

Faça uma esfoliação de pele para retirar a oleosidade e células mortas da camada superficial da pele. Você deve colocar o esfoliante em um algodão e espalhar por todo o rosto, principalmente nas áreas onde há maior acúmulo de sujeira como testa, nariz e entre as sobrancelhas.

 

3º passo:

Faça uma “sauna facial” em casa, colocando um saquinho de chá de camomila numa vasilha contendo 1 litro de água fervente. Em seguida, incline o rosto sob o recipiente durante cerca de cinco minutos para que o vapor da água atinja o seu rosto e abra os poros do tecido cutâneo.

Passado esse tempo, envolva seus dedos em duas gazes esterilizadas (ou algodão embebido em algum produto antisséptico) e esprema suavemente os cravos e espinhas, tomando cuidado para que a unha não entre em contato com a pele. Caso você não possua o chá de camomila em casa, uma opção alternativa é mergulhar uma toalha em água quente e deixar sobre o rosto durante cinco minutos.

 

4º passo:

A quarta ação é feita com o intuito de “desinfectar” a pele. Depois que todas as impurezas já foram removidas, é necessário aplicar uma loção com efeito bactericida, pois isso evitará infecções.

 

5º passo:

A quinta etapa consiste em “acalmar a pele”. Uma máscara “calmante” deve ser aplicada no rosto para diminuir a vermelhidão e ajudar nesse processo de “acalmar” a pele. Essa máscara pode ser feita tanto com produtos específicos, quanto de forma caseira, basta fazer uma mistura com mel e iogurte, que é um ótimo hidratante natural. Ela deve ser aplicada por todo o rosto e depois removida com água.

 

6º passo:

O sexto e último passo é proteger a pele. Uma fina camada de hidratante com protetor solar (mínimo fator 30) deve ser aplicada em todo o rosto, pois isso evitará a aparição de manchas. Além disso, é importante lembrar de sempre proteger a pele e não usar a unha no rosto.

Após fazer a limpeza de pele caseira ou profissional, os cuidados com a pele devem continuar: é importante usar filtro solar para que não apareçam manchas e evitar a exposição direta ao sol durante pelo menos 48 horas, pois a pele estará mais sensível e a luz solar pode fazer mal. Além disso, produtos ácidos e oleosos não devem ser aplicados no rosto nesse período. Água termal, produtos calmantes e cicatrizantes podem ser aplicados e são recomendados.

A limpeza de pele profunda não é recomendada para pessoas que possuem a pele sensível, com descamações ou alergias, pois pode afetar ainda mais a pele.

 

Leia também