Tirar cutícula: dicas para ter cutículas bonitas e saudáveis

Por: Tayla Pinotti

mão na água para tirar cuticulaTirar cutícula é, sem dúvidas, a parte mais complicada de fazer as unhas. Isso porque a cutícula é uma pelinha super fina, que pode acabar sendo machucada em qualquer deslize.

Além disso, as cutículas não ficam com um acabamento tão bom quanto o de salão quando feitas em casa. Por isso, é necessário ter prática, além de muita atenção e cuidado para conseguir tirar cutícula de forma correta.

Apesar de a maioria das mulheres tirarem suas cutículas, é importante sempre lembrar que tirar a cutícula não é algo muito recomendado, pois essa pelinha funciona como uma proteção para a unha, impedindo a entrada de bactérias, de umidade e de água.

Como tirar cutícula da unha?

De acordo com especialistas, tirar a cutícula pode afetar a matriz das unhas e deixá-las quebradiças, irregulares e até mesmo infeccioná-las e, por este motivo, muitas pessoas acreditam que tirar a cutícula faz mal.

Na verdade, tirar ou não as cutículas é uma questão de gosto. Ou seja, tirar a cutícula não é uma etapa necessária de manicure, mas ela se tornou um hábito para muitas mulheres e, por isso, parece que é indispensável.

Por isso, se você é do tipo que gosta de tirar as cutículas, a dica é dar uma pausa e não tirar as pelinhas toda semana. Dê um intervalo para que sua cutícula possa respirar.

Além disso, nunca tire as cutículas muito profundamente, pois o ideal é tirar apenas o excesso de pelinhas que ficam em volta dos dedos para evitar lesões.

Outra dica para manter as cutículas sempre bonitas e saudáveis é aplicar regularmente um hidratante nas mãos e nas unhas, especialmente na ponta dos dedos.

Como tirar cutícula de unha: passo a passo

  1. Passo: Esterilize o alicate
    Lave seu alicate de cutícula com água e sabão e, em seguida, use um algodão ou uma flanela para passar álcool no alicate.
  2. Passo: Amacie a cutícula
    Antes de começar a tirar a cutícula, é necessário deixá-la mais molinha, pois, como já dissemos, isso facilita a remoção.
    Para amaciar a cutícula, você pode aplicar algum creme emoliente ou hidratante nos cantos das unhas e colocar um algodão em cima de forma que ele cubra toda a unha. Em seguida, basta borrifar um pouco de água e deixar agir por alguns minutos.
  3. Passo: Empurre a cutícula
    Usando uma espátula ou um palito de unha, “empurre” cuidadosamente as cutículas para baixo, pois isso facilitará a remoção com o alicate.
  4. Passo: Tire as cutículas
    Usando o alicate, comece a tirar as cutículas dos cantos da unha para o meio. Faça isso cuidadosamente e evite tirar muita pele, pois isso pode ocasionar sangramentos.
  5. Passo: Confira se não ficou nenhuma pelinha sobrando
    Se você não tem muita prática para tirar cutículas, provavelmente algumas pelinhas vão ficar sobrando. Por isso, dê uma última olhada na mão para ver se não tem nenhuma pelinha “perdida” nas suas unhas. Mas lembre-se: só as retire se isso não for “machucar” o seu dedo.

O ideal é fazer todo esse procedimento em uma das mãos e, somente quando finalizar, começar na outra mão.

Lembre-se de ter muito cuidado quando for tirar suas cutículas em casa para não causar machucados e infecções. Além disso, sempre amoleça a cutícula antes de começar esse procedimento.

Aproveite as nossas dicas de como tirar cutícula para ter unhas sempre lindas e saudáveis.

Leia também

Racismo reverso
Autoconhecimento

Racismo reverso existe?

Você provavelmente já se deparou com a expressão racismo reverso em notícias, feed de redes sociais e rodas de conversas. Baseado na justificativa de que

Leia mais »