Touca de cetim: para que serve, como usar corretamente e benefícios

Touca cetim

Se você é ondulada, cacheada ou crespa, provavelmente já ouviu falar que a touca de cetim é um produtinho indispensável para manter os cachos lindos e sabe que o número de adeptas desse produtinho só cresce. Mas você sabe para quê ela serve? Se ainda não, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre esse acessório que vai fazer a diferença no seu day after!

Para que serve touca de cetim?

A touca de cetim surgiu na vida dessas mulheres como uma alternativa para driblar o excesso de frizz. Isso porque o cabelo cacheado é naturalmente mais ressecado e sofre mais com fatores naturais do clima, como sol, chuva e vento, fatores que contribuem para o surgimento do frizz, deixando as madeixas cheias desses fiozinhos “arrepiados”.

Além desses fatores naturais, usar um travesseiro com uma fronha de algodão também causa o aparecimento de frizz no cabelo, já que o atrito do tecido com os fios causa uma “eletrização” no cabelo. Diferente do algodão, o cetim não estimula a produção de frizz e, inclusive, ajuda a manter os fios mais hidratados e menos embaraçados, além de evitar o bad hair day e danificar muito menos a cutícula do cabelo.

Justamente por estes motivos é que muitas cacheadas já aderiram a touca de cetim para dormir. Acredite: esse tecido pode mudar completamente o seu day after! O cabelo fica com uma aparência definida por mais tempo e sem esses fiozinhos espetados. Touca de cetim funciona, sim! A touca de seda também pode ter os mesmos efeitos, mas vale lembrar que o cetim é um tecido mais delicado e, por isso, mais indicado.

Como usar a touca de cetim?

Muitas meninas não sabem exatamente como colocar a touca de cetim para dormir, especialmente quando têm um cabelo muito longo ou volumoso. Mas a solução é simples: antes de mais nada, faça um coque soltinho nos cabelos. Em seguida, coloque a touca na cabeça e, prontinho! É importante que os fios fiquem presos para não correr o risco dos fios se soltarem durante a noite.

Qual lado usar da touca de cetim?

O lado mais brilhante do tecido deve ser sempre virado para dentro, ou seja, virado para os fios do cabelo. 

Touca difusora de cetim

A touca de cetim você já conhece bem, mas você já ouviu falar da touca difusora de cetim? Esse acessório surgiu para facilitar a secagem dos fios cacheados e crespos já que, além da touca, ele conta também com uma espécie de braço, que é onde o bico do secador de cabelo deve ser encaixado. Depois de soltar o jato de ar, a touca infla, distribuindo o calor por todo o cabelo, o que acelera esse processo, que geralmente é bastante demorado. Veja como usá-la:

E a fronha de cetim, funciona?

Além da touca de cetim, há também a fronha de cetim, outra alternativa para o combate ao frizz. Basicamente, os benefícios da fronha de cetim são os mesmos da touca, mas com a vantagem de que não é necessário vestir o acessório, já que, para sentir seus efeitos, basta colocá-la no travesseiro.

Frizz em cabelo cacheado

É importante dizer que o frizz nem sempre é um vilão, apesar de muitas mulheres não gostarem dele. Ele não traz nenhum malefício aos fios, mas é preciso ter cuidado pois ele pode ser a consequência da falta de nutrientes no cabelo. Se suas madeixas não recebem uma boa hidratação há tempos, está na hora de investir nesse tratamento não só para eliminar o frizz, mas também para deixar os fios mais saudáveis.


Agora que você já sabe todos os benefícios da touca de cetim, não deixe de incluí-la na sua rotina!

Leia também