Transforme-se

TPM: Dicas para te ajudar com os sintomas da tensão pré menstrual

Ao menos uma vez ao mês, nós mulheres sofremos com a famosa TPM (tensão pré-menstrual), não é mesmo?! São inúmeros os sintomas que aparecem nesse período, desde mudanças drásticas e repentinas no humor, até as temíveis cólicas e inchaços pelo corpo. Se você também é vítima de algumas dessas situações, veja as dicas que separamos para você. Afinal, nada como pequenas mudanças para aliviar a intensidade dos períodos que antecedem o ciclo menstrual.

tpm

TPM: pratique exercícios físicos

As atividades físicas fazem bem para o corpo e para a alma. Elas são capazes de liberar endorfina, o que provoca uma sensação de prazer ao organismo. Além do que, um exercício ajuda ainda a relaxar e melhorar o funcionamento do intestino. Procure sempre fazer atividades moderadas que amenizam os sintomas da TPM, como: caminhada, natação, yoga, hidroginástica, e por aí vai. Atividades muito intensas podem agravar mais e mais a situação.

 

TPM: evite comer alguns alimentos

Uma alimentação saudável deve ser praticada sempre, independente do período de TPM. Porém, nessa fase alguns alimentos podem aliviar os sintomas, como por exemplo: frutas, vegetais e grãos. Reduza ainda o sal da comida, evite doces em excesso, fuja do álcool e diminua o consumo de café e seus derivados. Dê preferência a alimentos que tenham teor de gordura e sal reduzidos. Uma ótima opção também é fazer refeições com mais frequência, com menos quantidade de alimentos.

TPM: fuja da rotina

Procure fazer coisas no seu dia a dia que mande o estresse para bem longe e proporcione um sentimento de prazer. Fuja da rotina, durma bem, acorde disposta, vá ao salão fazer os cabelos e as unhas, encontre os amigos, faça uma bela caminhada, namore, enfim, faça coisas que te deixem mais feliz. Neste período, tente evitar também qualquer tipo de discussão para não se arrepender depois.

tpm 1

TPM: procure um médico de sua confiança

Agora, se nenhum dos itens anteriores resolverem, o mais aconselhável é que você procure orientação médica através de um ginecologista. Ele é a melhor pessoa para fazer um diagnóstico eficaz e certeiro sobre a sua TPM. Até porque, é normal uma pequena parcela da população tratar casos do tipo com medicamentos. Afinal, os sintomas variam muito de uma mulher para outra e cabe ao médico decidir qual a melhor forma de tratamento para a paciente.

tpm 2

E que tal ver algumas dicas de exercícios para fazer em casa? Vem com a gente!

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *