Talitha Benjamin

Descubra toda a beleza das tranças senegalesas

Tranças senegalesas

É comum achar que as tranças africanas são todas iguais, mas isso está bem longe de ser verdade! A trança senegalesa, também conhecida como trança twist, por exemplo, é aquela na qual o efeito lembra mechas de cabelo torcidas ao invés de trançadas.

As tranças africanas se popularizaram aqui no Brasil lá pelos anos 1990, quando eram chamadas de kanekalon, nome da marca que fabricava o material sintético utilizado para trançar os cabelos.

Nos últimos anos, porém, o aumento da discussão e do debate acerca de questões raciais impactou diretamente na estética de mulheres negras, que cada vez mais buscam elementos de sua cultura ancestral para afirmar sua identidade. Por isso, as tranças africanas estão mais em alta do que nunca e, consequentemente, diferentes técnicas vão sendo resgatadas, sendo a trança senegalesa apenas uma entre várias. Confira abaixo um pouco mais sobre ela.

Como são feitas as tranças senegalesas twist

Trança senegalesa

A técnica utilizada para esse estilo de trança é a crochet braids, que entrelaça a fibra sintética do tipo Marley twist no cabelo já trançado no estilo nagô com a ajuda de uma agulha de crochê. Esse método, dependendo do comprimento do cabelo, pode demorar e ser um pouco complicado, por isso, é aconselhável que você procure um profissional trancista para realizar o processo.

Manutenção das tranças

O período de adaptação das tranças dura cerca de três dias, sendo que, durante eles, você pode sentir um pouco de desconforto para dormir e dor de cabeça. Mas depois desse tempo, a trança senegalesa volta ao normal, inclusive porque, comparada à outras tranças, ela pesa muito menos e é bem mais fácil de manter.

Como os fios estão escondidos pelo material, na hora da lavagem, é aconselhável que, além de lavar o cabelo, você também utilize um borrifador com uma mistura de água e shampoo para manter o cabelo cheirosinho e limpo Outra opção é utilizar algum shampoo a seco. É legal também usar algum tônico capilar para prevenir a caspa e fortalecer os fios.

Tempo de duração das tranças senegalesas

Trança twist

As tranças africanas senegalesas duram cerca de dois meses até que você precise refazê-las, dependendo da curvatura da sua raiz. É ideal que, antes de colocá-las, o seu cabelo esteja preparado para carregá-las por até dois meses. Portanto, o cronograma capilar será o seu maior aliado para manter o cabelo protegido tanto antes, quanto depois das tranças. Seguindo essas dicas, seu cabelo irá se recuperar bem mais rápido dos dois meses de trança.

As tranças senegalesas estimulam o crescimento e, portanto, são perfeitas para quem quer acelerar o processo de transição capilar, além de oferecerem diversas cores e degradês. As possibilidades são infinitas! Confira algumas fotos e inspire-se!

TrançasTranças africanasTranças soltas
Descubra toda a beleza das tranças senegalesas
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *