Tratamento para queda de cabelo: o que fazer quando os fios começam a cair?

Escova de pentear cheia de cabelos caídos

Não tem nada pior do que um cabelo fraco e sem vida, né? O cabelo pode ficar assim por causa da queda capilar, que é um problema que afeta homens e mulheres.
Uma queda de 50 a 100 fios por dia é considerada normal, isso porque o cabelo passa por um ciclo de 3 etapas: a anágena que é a fase de crescimento, a catágena, considerada intermediaria para desenvolvimento do fio e a telógena, na qual os fios morrem e caem.
Portanto, quando ocorre um processo desencadeador é possível o fio passar direto para a última etapa – com queda capilar além do comum.
Esse problema pode ocorrer por diversos motivos, confira abaixo as principais causas e qual o tratamento para queda de cabelo mais adequado.

Queda de cabelo: causas

A principal causa da queda capilar é a herança genética, ou seja, pelo pai ou mãe. Nesses casos, quanto mais precoce for essa descoberta o tratamento o fará mais efeito.
Além da genética, da calvície e da falta de cuidados, o estresse também é uma das causas, assim como as alterações hormonais e mudanças de hábitos, como uma boa alimentação e sedentarismo.
A falta de lavagem e doenças como dermatites também podem ocasionar queda capilar.

Como funciona o tratamento?

Para dar início ao tratamento, o importante é passar antes por um dermatologista, é o profissional que irá identificar o problema e orientar as melhores precauções.
Normalmente o dermatologista aplica loções e shampoos para evitar a queda, principalmente se estiver no início.
Além desse tratamento, o ideal é seguir uma rotina de cuidados com produtos fortificantes e com vitaminas para dar vida, restaurar e fortalecer o cabelo. A linha S.O.S Bomba da Salon Line, por exemplo, traz uma amplitude em seu catálogo, com produtos poderosos para cada tipo de cabelo, além claro, de um crescimento comprovadíssimo.

O que é bom para queda de cabelo

A queda capilar costuma assustar, mas os motivos podem ser simples e com pequenas mudanças de hábitos esse fator pode mudar em poucos dias. Portanto, siga as dicas abaixo para mandar pra longe essa queda, porque cabelo só na cabeça, né?!

  • Alimente-se bem. Coma alimentos ricos em ferro, nutrientes e proteínas;
  • Use produtos para o seu tipo de cabelo e danos. A oleosidade, por exemplo, pode influenciar na queda, isso porque a raiz lisa facilita a proliferação de fungos;
  • Para qualquer mudança, seja em produtos, medicamentos e químicas, procure o conselho de um profissional hairstylist e dermatologista;
  • Faça acompanhamentos médicos. Afinal, procurar por um profissional é a melhor opção!

Leia também