Tayla Pinotti

Rachaduras nos pés tem solução! Descubra como tratar

Pé rachado

Frequentemente relacionadas à fatores genéticos e, em alguns casos, à alguma doença de pele, as rachaduras nos pés, mesmo quando não indicam para algo mais sério, podem ser bastante dolorosas e causarem um grande incômodo estético. Ao contrário do que muitos imaginam, porém, lixar a região está longe de ser o melhor tratamento para rachadura nos pés.

Isso porque ao lixar os pés, camadas de células mortas são removidas, fazendo com que o organismo entenda que deve deve produzir mais pele, o que vai contribuir ainda mais para o “engrossamento” da região que já apresenta fissuras. Mas, então, qual é melhor maneira de tratar o calcanhar rachado ou ressecado?

O primeiro passo para combater as rachaduras nos pés é buscar um dermatologista que descubra e trate a causa do problema, mas você pode tomar algumas providências para reverter o quadro. Confira abaixo 5 dicas para acabar com a aspereza dos seus pés cuidando da região em casa!

Hidrate os pés diariamente

Parece óbvio, mas não custa reforçar que a hidratação é a melhor forma de combater o ressecamento. Especialmente quando o tempo está seco, é fundamental aplicar um creme hidratante nos pés – e de preferência aqueles mais espessos que também tenham propriedades umectantes. Para potencializar a ação, aplique o produto antes de dormir e coloque uma meia de algodão nos pés.

Leia também: Tipos de massagem para relaxar os pés

Faça um escalda pés duas vezes por semana

Antes de aplicar o hidratante, você pode ainda fazer um escalda pés, uma prática que proporciona relaxamento e limpeza à pele. Em uma bacia, coloque água suficiente para que consiga mergulhar os pés e adicione 2 colheres de sopa de creme para rachadura nós pé e misture até que ele se dissolva. Feito isso, mergulhe os pés durante pelo menos 5 minutos para que o produto seja absorvido e para que seus pés fiquem hidratadíssimos!

Faça também uma esfoliação

Para remover as células mortas sem apostar na lixa, você pode fazer, uma vez por semana, uma esfoliação nos seus pés. Você pode investir nesse tratamento usando esfoliantes industrializados específicos para os pés ou até mesmo com receitas caseiras. A mistura de açúcar e azeite de oliva, por exemplo, pode render um ótimo esfoliante para essa região.

Leia também: 4 receitas para fazer esfoliação dos pés em casa.

Prefira usar calçados confortáveis

Uma das principais causas de ter o pé rachado nos pés é o atrito entre a região e o calçado – especialmente quando são abertos -, a melhor alternativa para evitar o problema e o seu agravamento é optar por modelos com palmilhas confortáveis e passar longe das opções mais duras. Quando for usar sapatos fechados, não deixe de colocar uma meia de algodão, pois o acessório ajuda a proteger os pés desse atrito.

Evite os banhos muito quentes e seque bem os pés

Outra medida simples que faz toda a diferença no combate a rachadura no pé está completamente relacionada ao seu banho. Antes de mais nada, é importante evitar lavar a região com água muito quente, pois isso pode piorar as fissuras. Ao terminar o ritual de limpeza, não esqueça de secar bem os pés, inclusive entre os dedos, pois pés muito úmidos favorecem o desenvolvimento de fungos que podem causar rachaduras e outros incômodos.

Veja também: Conheça a rotina de beleza das nórdicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *