Tayla Pinotti

É preciso trocar de shampoo a cada três meses? Entenda

Trocar de shampoo

Entre as principais dúvidas do universo capilar está a clássica: “é preciso trocar de shampoo a cada três meses?”. Toda mulher vai ouvir, pelo menos uma vez na vida, que este é o tempo certo para substituir um produto pelo outro, mas, afinal, será que isso é verdade?

Não, não é. Na verdade, o ato de mudar com frequência apenas por mudar pode acabar afetando a saúde dos fios já que, dessa forma, não há tempo hábil para que o cabelo responda ao uso de cada produto.

Mas, então, quando trocar de shampoo?

Não existe um tempo certo exato para que a mudança de shampoo seja realizada. A dica, porém, é ficar atenta às necessidades do seu cabelo, pois elas vão mudando com o tempo e são nestes momentos que você deve procurar novos produtos.

Por exemplo: se seu cabelo está ressecado, o ideal é que busque produtos com ação hidratante para reparar os danos. Após algum tempo de uso, a tendência é que os fios fiquem hidratados e que você não precise mais tratar o ressecamento dos fios.

Muitas pessoas acreditam que isso acontece porque o cabelo acostuma com o shampoo, mas, na verdade, o produto apenas cumpriu com a sua função. Ou seja: não é que ele não cumpre mais a sua função, mas seus fios podem não responder mais à ela justamente porque já estão tratados.

Ao finalizar esse ciclo, então, é que você pode começar a buscar novas opções.

Como escolher o shampoo certo?

Se você é do tipo que escolhe o shampoo pelo cheiro ou pela embalagem, pode ir parando! Quando for escolher o melhor shampoo, você precisa levar em consideração os seguintes fatores:

  • o seu tipo de cabelo (se ele é liso, ondulado, cacheado ou crespo);
  • as características naturais do seu cabelo (se ele é seco, normal ou oleoso);
  • os principais problemas a serem tratados (como ressecamento, fios quebradiços e pontas duplas, por exemplo);
  • se o seu cabelo tem algum tipo de química (como escova progressiva ou tintura).

Seguindo esses critérios, você pode encontrar o shampoo ideal para tratar seus fios da melhor forma. Mas é importante lembrar que é preciso ter paciência, já que os efeitos não são notados de um dia para o outro. Afinal, para obter o resultado perfeito, é preciso esperar alguns dias.

Você também pode testar mais de um tipo de produto durante a mesma semana até descobrir o seu preferido. Caso seja necessário, converse com o seu cabeleireiro para que ele te ajude com indicações perfeitas para os seus fios.
Além disso, lembre-se que o processo de lavagem, que pode parecer simples, requer muito cuidado e atenção. Confira aqui os principais erros que você comete ao lavar o cabelo e saiba o que fazer e o que não fazer na hora da lavagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *