Luana Sudré

Hidratação: Descubra Todos os Segredos Desse Procedimento Mágico

Manter o cabelo hidratado é fundamental para a saúde e beleza dos fios. É que durante o dia, por conta de diversos fatores externos como poluição, vento, uso de elétricos e variação de temperatura a fibra capilar acaba perdendo água, vitaminas e nutrientes. O resultado? Cabelos sem vida, opacos e quebradiços.

Mas acredite: encaixar esse hábito tão importante na sua rotina de beleza, mesmo com trabalho, estudos e viagens, é mais fácil do que você imagina. O segredo é entender quais são as necessidades das madeixas e qual a melhor forma de cuidar delas. A partir daí, a hidratação torna-se natural. Então, vamos te ajudar a entender todas as particularidades do assunto:

Como funciona a hidratação capilar

A hidratação capilar é um tratamento que tem como principal objetivo repor a água, as vitaminas e os nutrientes que os fios perdem. O procedimento pode ser feito com uma série de ingredientes e produtos – quando combinados eles se tornam um pequeno milagre para os cabelos. Máscaras, finalizadores, frutas, plantas, óleos e ativos específicos são só alguns dos itens que você pode usar.

Existem diversos tipos de hidratação capilar e, por isso, é superimportante que você sempre escolha aquela que vai atender melhor às necessidades do seu cabelo. Caso contrário, a fibra capilar pode continuar ressecada ou até mesma pesada e endurecida. Isso por conta da pouca quantidade de nutrientes ou o excesso deles.

Mas, calma! Talvez no comecinho isso aconteça, mas com o tempo, você vai entendendo as características do seu cabelo cada vez mais e, assim, vai conseguir deixá-lo do jeito que gosta.

Hidratação caseira

Uma alternativa que está conquistando o cabelo de muitas mulheres é a possibilidade de poder hidratá-los em casa. Aqui, tudo o que você vai precisar são de alguns acessórios, frutas e ingredientes que você tenha ou que possa comprar para a hidratação caseira. O grande ponto é saber escolher qual tratamento investir para não errar a mão e não desperdiçar nada.

Uma ótima forma de colocar a hidratação caseira no dia a dia é seguindo o cronograma capilar. Trata-se de uma agendinha que consiste em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Todas buscam solucionar os danos encontrados no cabelo e facilitar os cuidados. E como cada procedimento tem o seu dia específico, fica fácil encaixar na rotina, certo?

Hidratação profissional

Uma coisa é certa: tem horas que o hair precisa de uma ajuda extra. É quando a hidratação caseira ou o cronograma capilar não estão dando conta e os fios seguem ressecados e com pontas duplas. É aí que recorrer a um profissional pode ser a saída perfeita.

A grande diferença entre a hidratação caseira e a profissional são os produtos e a forma como eles são aplicados. Vai dizer que você nunca ouviu falar que até lavar os fios com um cabeleireiro é diferente. Isso não é um mito, é um fato! Isso acontece pois os métodos desses profissionais são extremamente diversificados – e isso inclui até na forma de encostar e manipular as mechas.

No salão, os produtos utilizados possuem ativos bem poderosos que não costumam estar presentes nas versões comuns. O motivo? Eles precisam ser manipulados por quem tem conhecimentos mais profundos e técnicas certificadas, ou seja, por cabeleireiros especializados no assunto. Existem diversoscasos de mulheres que tentaram fazer loucuras no cabelo e não deu certo, justamente por não estarem nas mãos de um profissional qualificado. Não vale a pena o risco, certo?

Hidratação com babosa

Essa é uma das hidratações mais conhecidas pelas mulheres – avós, inclusive – por seus ativos e vitaminas que hidratam profundamente os fios. Conhecida também como Aloe Vera, a babosa tem cinco vitaminas, dez minerais e vinte aminoácidos. Ou seja, é uma planta capaz de fazer pelas madeixas.

A hidratação com babosa não tem muito segredo, mas você vai precisar de, pelo menos, uma folha da planta. É bem fácil: descasque a planta e retire o extrato dela – aquela parte transparente de dentro. Em seguida, misture com seu creme de hidratação preferido.

Algumas pessoas preferem fazer essa misturinha em um liquidificador, mas isso quem decide é você, afinal, dá para usar aqueles misturadores de bolo. Se quiser, você pode incluir outros ingredientes para potencializar os efeitos da babosa e garantir mais saúde aos fios. Os óleos vegetais puros, por exemplo, são ótimos.

Após realizar a mistura, calcule o tempo será necessário de ação. Normalmente, dá para deixar agir de 15 a 30 minutos, tudo depende do grau de ressecamento dos fios. Depois é só enxaguar bem e aproveitar todos os benefícios da hidratação com babosa nos seus cabelos.

Hidratação com mel

Outro ingrediente que muitas crespas e cacheadas usam para cuidar dos fios na hidratação capilar é o mel. Por ser rico em vitaminas, esse componente age diretamente no combate às pontas duplas e fios seco.

Com pH baixo (entre 3 e 4,5) o mel, combinado com máscaras capilares, proporciona saúde e equilíbrio ao couro cabeludo, dando brilho extremo, selando as cutículas e devolvendo o movimento dos cabelos. Além disso, o mel pode ser combinado com diversos outros ativos. Isso porque o ingrediente é bem homogêneo, o que ajuda muito na hora de aplicar nos cabelos.  

Então, pronta para uma receitinha? Adicione duas colheres de sopa de mel em um recipiente e levo-o ao microondas. Aqueça-o por 10/15 segundos e depois misture-o com três colheres de sopa da sua máscara favorita. Aplique nos fios e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxágue com shampoo e condicionador. Lembre-se: para alcançar o resultado esperado é necessário ter cuidado. Por suas propriedades serem bem fortes, o ideal que ahidratação com mel seja feita uma vez na semana ou a cada 15 dias.

Hidratação com abacate

Essa fruta tem uma peculiaridade que chama a atenção de muitas no momento da hidratação capilar: o abacate possui uma grande quantidade de aminoácidos e de lipídios. Ambos benéficos para o cabelo.

Além disso, na fruta são encontrados diversos antioxidantes, o que torna a perfeita para ser feita depois de pintar ou descolorir o cabelo ou aplicar alguma química. Ahidratação com abacate fortifica os fios, nutre e ajuda a eliminar as pontas duplas.

Para realizá-la, retire toda a polpa da fruta, da mesma forma que você faria se fosse comê-la. Em seguida, coloque a polpa no liquidificador, junto com duas colheres de sopa da sua máscara preferida. Bate tudo até que a mistura fique homogênea.

Aplique nas mechas após a lavar os cabelos e deixe agir por 30 minutos. Você pode usar uma touca para potencializar o efeito da hidratação.  Após o tempo estipulado, enxágue novamente com shampoo e condicionador. Está feita sua hidratação!

Você pode ainda misturar o abacate com outros ativos para que o resultado seja mais eficaz. Isso inclui óleos vegetais, gelatinas e geleias capilares. Experimente!

Hidratação com café

Pode até parecer estranho, mas o café é um ingrediente superpoderosa quando o assunto é hidratação. Isso porque o grão é rico em vitaminas que ajudam a limpar os fios e a estimular o crescimento. Logo, ahidratação com café é uma ótima alternativa para quem quer cabelos longos e saudáveis.

Então, para começar essa hidratação você precisa de uma máscara, mel e café: em um pote, acrescente a três colher de sopa da máscara, duas colheres de sopa de café e uma colher de sopa bem rasa de mel. Misture bem e aplique nas madeixas depois de higienizá-las. É importante você enluve e massageie massageando bem mecha a mecha – isso ajuda os ativo a penetrarem melhor na fibra capilar.  

Deixe agir por mais ou menos 30 minutos e lave novamente. Não se esqueça de usar o condicionador, ok?

Hidratação com maizena

O amido de milho também é um ativo muito conhecido entre as que não abrem mão de uma hidratação caseira. A maizena em si não é tão eficaz, mas ela pode ser sua melhor aliada na hora de potencializar os efeitos da máscara de hidratação.

Falando assim, até parece que a hidratação com maizena não tem vantagens para os hair, não é?! Isso não é verdade. Ela é ótima na redução do frizz e no alinhamento dos fios.

Olha como é fácil! Primeiro, separe uma quantidade equivalente a dois palmos da máscara preferida e misture com duas colheres de sopa de maizena. Em seguida, leve a mistura ao fogo baixo até que fique viscoso. Com o cabelo limpo e úmido, é hora da aplicação.

O tempo ideal para deixar a mistura agir é de aproximadamente 30 minutos. Depois disso, enxague os fios apenas com água e aproveite os resultados.

Hidratação com óleo de coco

OsÓleos vegetais são os companheiros perfeitos para uma hidratação capilar caprichada. Um dos mais famosos é o óleo de coco, que possui 90% dos ácidos extraídos da polpa da fruta. Outro tratamento que usa os óleos vegetais é a umectação capilar: basta aplicá-lo ao longo dos fios e deixar por 30 minutos. Se preferir, durma com o produto e depois lave-os normalmente.

O óleo de coco já é usado em diversos produtos – você já deve ter visto-o nos armários da cozinha – mas, para os cabelos, seu principal benefício é selar as cutículas dos fios, protegendo-os contra danos externos que podem agredir a fibra capilar.

Quer mais? O ativo previne a queda de cabelo, combate as pontas duplas e a quebra dos fios. Não é a toa que é tão conhecido, né?!

Para ahidratação com óleo de coco, você pode optar por usar apenas ele. Divida o cabelo em mechas finas e, em seguida, aplique um pouco do óleo em cada uma delas. Lembre-se que o ativo é mais denso e “gruda” bem no cabelo então, antes de aplicá-lo, espalhe bem o produto nas mãos. Agora, espere aproximadamente 30 minutos. Depois, lave com shampoo e condicionador.

Hidratação com vinagre

Usar ingredientes culinários para os cabelos é uma prática bem típica das nossas avós – e ótimas para cacheadas e crespas! Não à toa que outro queridinho das curvaturas acentuadas é avinagre de maçã!

O segredo que faz com que esse componente seja tão procurado para dar vida às madeixas é seu baixo pH. Isso faz com que ele estimule o crescimento, controle a oleosidade e sele as cutículas dos fios.

Para utilizá-lo na hidratação você não vai precisar de muita coisa. Antes de começar, lave os cabelos normalmente. Depois, em um recipiente, misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã com um copo (600ml) de água. Agora aplique a mistura nas mechas ainda úmidas e não enxágue. A ideia é que o couro cabeludo absorva todos os benefícios do ingrediente.

Aliás, você pode usar a mesma técnica, mas ao invés de água, misture o vinagre com duas colheres de sopa da sua máscara de hidratação queridinha. Contudo, será necessário finalizar os cabelos com uma boa lavagem depois de 15 minutos da aplicação, ok?

Acessórios para hidratação

Na hora de realizar a hidratação, principalmente em casa, alguns acessórios podem facilitar todo o processo. Vamos mostrar alguns deles:

Touca

Para tratamentos que demandam uma quantidade maior de tempo de ação nos fios, a touca especifica para cremes e hidratação é um ótimo investimento. Existem diversos modelos, mas as principais são as plásticas, as de alumínio, as de isopor e as elétricas.

O objetivo principal do acessório é manter o calor próximo aos fios, potencializando a penetração e o efeito de todas as máscaras de hidratação.  

Luva

Muitas pessoas não gostam de entrar em contato com as receitinhas para hidratar os fios. Isso tudo, obviamente, dependendo do ativo escolhido – o mel, por exemplo, demora um pouco para sair das mãos. Então, estocar algumas luvas pode ser de grande utilidade.

Recipiente específico

Claro que você pode realizar a misturinha caseira em qualquer pote, mas ter um recipiente específico para isso pode tornar o processo muito mais fácil, já que ele fica reservado apenas para isso – e você ainda não corre o risco de utiliza-lo na hora de comer.

Agora é sua vez de nos dizer, restou alguma dúvida sobre hidratação? Conseguiu identificar qual delas seu cabelo está precisando? Nos deixe um comentário contando qual você mais gosta. Mal podemos esperar para ler!

Hidratação: Descubra Todos os Segredos Desse Procedimento Mágico
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *