Talitha Benjamin

Tudo o que você precisa saber sobre tatuagens

Tudo sobre tatuagem

As tatuagens estão mais populares do que nunca! Antigamente, elas eram sinônimos de marginalização e, por isso, costumam ser mal vistas ou até mesmo proibidas no ambiente de trabalho, dependendo da profissão. Nos dias de hoje, esse preconceito já é bem menor, mas, de qualquer forma, é importante saber tudo sobre tatuagens já que esse não deixa de ser um processo estético praticamente irreversível.

A tatuagem é um desenho feito na pele por meio de injeção de uma tinta específica na derme, camada localizada abaixo da derme. Essa injeção é feita por um dispositivo com múltiplas agulhas de cerca de dois milímetros que perfuram a pele repetidamente, inserindo a cor simultaneamente. Dessa forma, o pigmento se estabiliza na derme, e não são absorvidas pelo organismo, e nem somem em decorrência da descamação natural da pele.

Para tirar todas as dúvidas sobre todos os processos, desde a escolha do desenho e do profissional, até depois da cicatrização, trouxemos algumas informações e cuidados com a tatuagem que precisam de uma atenção especial. Confira!

Escolha do profissional e do desenho

tudo sobre tatuagem

Para realizar a sua tatuagem, a escolha de um tatuador de confiança é essencial. Procure estúdios de tatuagens com profissionais especializados e experientes, pois geralmente esses locais te dão suporte e contam com uma estrutura melhor para que seu procedimento seja realizado com segurança.

Pesquise sobre o trabalho do lugar e do profissional com quem você irá tatuar. Busque clientes antigos, veja os resultados cicatrizados e o se o traço e o estilo daquele tatuador é o que te agrada esteticamente. A tatuagem é um trabalho artístico, portanto, cada artista possui um estilo diferente.

É muito comum que pessoas queiram replicar uma tatuagem que viram em alguém em sua própria pele, porém, o aconselhável é que você trabalhe com o tatuador para reproduzir um desenho só seu. A maioria dos tatuadores trabalham com exclusividade de desenhos e, dessa forma, pedir para outro profissional replicá-los não deixa de ser uma espécie de plágio.

Como é a cicatrização e quais são os cuidados necessários

Tatuagem feminina

Cuidados com a pele

O mais importante de se levar em consideração na hora da cicatrização é o fato de que, assim que o processo finaliza, você estará com uma ferida aberta, que precisa ser cuidada como tal. Por isso, nas primeiras 24 horas do pós-tatuagem, é importante que ela fique coberta e que o curativo seja trocado sempre que possível. Geralmente, a tatuagem recém-feita é coberta por um plástico filme para proteger a ferida e, nesse período, é normal que haja vermelhidão, inchaço e um pouco de ardência ou dor; a formação de crostas também começa nesse período.

Depois disso, as crostas começam a cair e aquelas casquinhas típicas de machucado começam a surgir. Não remova as casquinhas! Elas fazem parte do processo natural de cicatrização e, caso sejam removidas, podem remover também pedaços da tinta e comprometer o resultado do desenho na pele. Durante esses dias, a tatuagem costuma ficar ressecada e alguns tatuadores costumam receitar pomadas e cremes. O mais seguro, no entanto, é usar produtos específicos para a sua pele e que funcionem bem para você, assim, fica mais fácil evitar reações alérgicas e manter a região limpa.

Na última fase de cicatrização, a tatuagem fica coberta de células mortas – casquinhas mais brancas – que deixam a aparência da tatuagem sem vida.

Cuidados com a alimentação

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas quanto aos alimentos permitidos no processo de cicatrização – alguns profissionais costumam proibir, enquanto outros não. A verdade é que tudo irá depender do processo de cicatrização de cada um. Existem pessoas que têm mais riscos de desenvolver uma quelóide e precisam tomar mais cuidado. O ideal é que você consulte um dermatologista antes da tattoo para conhecer a sua pele e seu processo de cicatrização, assim, você elimina os riscos de reações alérgicas e outras complicações.

Cuidados após a cicatrização

Mesmo depois que tatuagem ficar totalmente cicatrizada, os cuidados devem permanecer. A tatuagem precisa, durante o resto da vida, ser protegida do sol, portanto, se você não quer abrir mão da praia e da piscina, invista pesado em protetor solar de fator alto para evitar que as tintas desbotem. Outra dica é manter o local tatuado sempre hidratado, para isso, basta usar um hidratante corporal sobre o desenho.

E aí, agora que você sabe tudo sobre tatuagem, que tal já escolher a sua próxima? Aproveita e veja aqui um guia completo sobre os tipos diferentes de piercings.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *