Conheça os principais benefícios de fazer terapia online

Tudo que precisa saber sobre a terapia online

Cuidar da saúde mental sempre pareceu um luxo para muitas pessoas. Com rotinas repetitivas de trânsito, trabalho, tarefas domésticas, estudos e outras responsabilidades, é difícil encontrar um tempo para si. A terapia online, então, surgiu justamente com o propósito de facilitar os encontros entre paciente e terapeuta.

O modelo de encontros virtuais tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto pela parte dos profissionais, quanto por parte dos clientes. Após o isolamento social devido à pandemia mundial ter sido instaurado, essa modalidade passou a ser ainda mais recorrente e muitos psicólogos têm, inclusive, oferecido serviços de terapia grátis ou a baixo custo.

Leia também: Saúde mental: por que é tão importante manter a mente sã?

Até o ano de 2019, profissionais da saúde não tinham permissão para fazer consultas de forma online, sendo permitido apenas oferecer “orientações” aos pacientes. Em novembro, porém, os mais de 300 mil profissionais cadastrados no site do Conselho Federal de Psicologia (CFP) foram autorizados a usar plataformas virtuais para atender seus pacientes.

Vale ressaltar que a chamada “e-terapia” é um método eficaz que oferece os mesmo resultados da terapia presencial. Além disso, são diversos profissionais com diferentes metodologias de trabalho, ideais para diferentes públicos e finalidades. Ainda não está 100% convencido(a)? Então confira abaixo os principais benefícios da terapia online!

É uma ótima forma de começar a fazer terapia

Muitas pessoas ainda têm uma mentalidade antiga de que “terapia é para loucos” e, por este motivo, nunca tiveram contato com um profissional de saúde mental. Além disso, por muito tempo, fazer terapia foi considerado um luxo, já que esse tipo de tratamento nem sempre foi acessível para todos os públicos.

Apesar disso, o cenário tem mudado e o fato de muitos psicólogos estarem oferecendo o tratamento via internet tornou tudo muito mais fácil. Por isso, se você nunca foi ao psicólogo, essa pode ser a oportunidade perfeita para deixar o preconceito de lado e conhecer, finalmente, os benefícios de se consultar com um profissional.

Os horários de consulta costumam ser bem mais flexíveis

Um dos motivos que desestimulam pacientes a se consultarem é a dificuldade para “bater a agenda” com a de um psicólogo. Quando você precisa ir presencialmente ao consultório, também precisa levar em conta o tempo de deslocamento e, estando em casa, isso não é preciso.

Leia também: Amigo com depressão: dicas para ajudar essa pessoa no dia a dia

Se você utiliza aplicativos ou plataformas de atendimento virtual, também é possível encontrar mais horários disponíveis e mais opções de profissionais com diferentes agendas.

A sessão de terapia online costuma ser mais prática e dinâmica

É claro que o profissional sempre irá tratar o paciente virtual da mesma maneira que trataria presencialmente e o dinamismo costuma ser o mesmo entre terapeuta e paciente em ambos os cenários, mas a terapia online permite que o paciente experimente fazer suas sessões em diferentes lugares.

Se você está isolado durante a quarentena, por exemplo, e vai se consultar pelo celular, pode participar de toda a consulta estando em diferentes cômodos da sua casa, o que também possibilita que outras atividades (simples, é claro) possam ser realizadas em paralelo.

Você não precisa ligar o vídeo, se não quiser

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é apenas por aplicativos de vídeo – como Skype, por exemplo – que as sessões de terapia online podem ser feitas. Muitos profissionais permitem que seus pacientes conversem apenas por áudio, o que permite até que seja uma ligação normal.

Além de ser uma forma de evitar enfrentar problemas com a conexão, essa também é uma ótima notícia para pessoas que não faziam terapia por timidez ou até mesmo para pessoas que, mesmo durante a quarentena, não tem muito tempo de sobra para ficar parado em frente ao vídeo.

Pode ser feita individualmente, em casal ou em grupo

Não há restrição de pessoas para terapias online, o que significa que as sessões não precisam ser feitas, exclusivamente, de forma individual. Existem diversos tipos de terapias online que podem incluir mais de uma pessoal, como a terapia de casal ou a terapia familiar, por exemplo.

Leia também: Como encontrar o tipo de terapia certa para você

A terapia online também pode ser vantajosa na hora de ajustar o horário das sessões e o local mais adequado para que todos os envolvidos fiquem confortáveis durante a consulta. Assim como para casos individuais, essas modalidades podem ser benéficas durante o período de quarentena.

Leia também