Tayla Pinotti

Tutorial de maquiagem: como fazer uma make para o dia a dia

Não dá para negar que, na correria do dia a dia, muitas mulheres acabam ficando com preguiça de se maquiar por acreditarem que isso leva tempo. Mas estamos aqui para dizer que, na verdade, fazer uma make simples para o dia não é nada complicado!

Se você tem vontade de fazer uma make para o dia a dia, mas acha que maquiagem é uma coisa demorada, nós preparamos um tutorial de maquiagem para você ver que é possível ficar linda em poucos minutos!

Tutorial de maquiagem para o dia a dia

Antes disso, vamos à algumas dicas! A primeira é que, quanto mais prática você tiver, menos tempo vai demorar para se maquiar. Por isso, ter paciência até pegar essa prática é fundamental.

A segunda dica do tutorial é: escolha os tons de base, corretivo e pó corretos para sua pele, pois se você usar o tom errado ou usar a maquiagem de outra pessoa, é possível que você não goste do resultado final. Sempre faça testes no seu rosto antes para ver se os produtos são da cor correta.

Você pode adquirir pincéis e esponjas específicas para aplicar as maquiagens, mas também pode usar as pontas dos seus dedos, se preferir (mas saiba que nesse caso, há a chance de a pele ficar um pouco oleosa, pois a oleosidade das mãos passa para o rosto).

Outra dica é: tenha sempre um demaquilante em mãos. Ele é um produtinho que remove a maquiagem com mais facilidade e vai te ajudar bastante caso você borre alguma coisa.

Agora, vamos ao que interessa, veja agora o nosso tutorial de maquiagem passo a passo:

1) Prepare a pele e aplique um primer

Antes de começar qualquer maquiagem, o rosto deve estar limpo. É o chamado “preparar a pele” no “mundo das maquiagens”. Use um adstringente para remover todas as impurezas que ficam na sua pele e, em seguida, aplique um hidratante próprio para o rosto. Espere o rosto ficar totalmente seco e aplique o primer (um produto que fixa melhor a maquiagem).

2) Aplique a base

Depois que sua pele já estiver limpa e seca, comece a aplicar a base a partir do centro do rosto pra fora. Você pode fazer isso usando um pincel, esponja ou com a mão mesmo. Passe no rosto todo até a pele ficar com um aspecto “homogêneo”. Passe inclusive na boca, pois só assim o seu batom vai conseguir atingir o tom original. Dica: não precisar ter “medo” de aplicar base o suficiente para cobrir o rosto todo. Lembre-se: apenas um pouco de base não vai conseguir cobrir o seu rosto inteiro e ainda vai deixar ele manchado.

3) Aplique o corretivo

Se você tem muita olheira, o processo de aplicar corretivo deve vir antes da base. Mas, se você tem tanta olheira assim, ele pode ser feito após a aplicação da base. O corretivo não é super necessário, principalmente se você for mais jovem e tiver uma pele sem imperfeições. O uso desse produto é mais indicado para disfarçar olheiras ou para cobrir espinhas e manchas.

4) Aplique o pó

O pó, além de deixar a pele com um efeito mais seco e aveludado, também é o responsável por fixar os outros produtos, como a sombra e o blush, por exemplo. Aplique com um pincel próprio para pó ou com a esponjinha que geralmente acompanha esse produto. Não exagere na aplicação, mas passe por todo o rosto.

5) Limpe as sobrancelhas

Depois de aplicar todos esses produtos no rosto, sua sobrancelha provavelmente vai ficar suja de maquiagem, né!? Por isso, é importante limpar essa região com um cotonete ou aplicar algum produto específico para sobrancelhas, como um lápis. O uso do lápis também é indicado para ajudar a corrigir as falhas de sobrancelha.

6) Passe o blush

Assim como nos produtos acima, o blush também deve ser de um tom que combine com a cor da sua pele. Esse é um dos produtos que você deve ter mais cuidado ao aplicar, afinal, um blush exagerado pode “acabar” com a maquiagem, né!?

6) Aplique os produtos para olhos

Esse é o momento de aplicar a sombra, o lápis de olho, o delineador ou o rímel. Como estamos falando aqui de um passo a passo de maquiagem simples, não vamos incluir a sombra. Mas você pode descobrir como aplicar sombras aqui neste post (colocar link). Para uma make simples, aplique um lápis de olho na linha d’água e finalize o olhar com um rímel para alongar os cílios. Fica lindo!

7) Passe o batom

Sabemos que o batom é um dos itens chave de qualquer maquiagem, não é mesmo!? Porém, ele deve ser o último produto aplicado, para não haver riscos de borrar. Se você quiser optar por tons escuros, o ideal é fazer um contorno nos seus lábios antes de aplicar o batom. Este contorno pode ser feito com um pincel ou com um lápis de boca. Mas, se o tom do batom for mais claro, você pode aplicar o produto direto na boca sem preocupação!

Caso queira saber qual cor de batom pode combinar mais com o seu tom de pele.

E pronto! Esse processo pode até parecer um pouco complicado ou demorado, mas, acredite, não é! Confira também um tutorial de maquiagem para iniciantes. E, como já dissemos, a rapidez vem com a prática. Basta praticar bastante até você conseguir fazer aquela make perfeita!

1 comentário neste post

  1. Sacha Melo disse:

    Muito bom este tipo de contéudo.Fico horas e horas lendo este tipo de assunto.

    Vou compartilhar com meus amigos!

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *