Thauany Lima

Umectação capilar: O que é? Como fazer?

umectação

A umectação capilar é uma técnica de nutrição que ajuda a repor os lipídios dos fios, responsáveis por devolver a oleosidade do cabelo.
A técnica é a melhor e mais rápida alternativa para quem precisa cuidar dos cabelos ressecados, opacos, sem movimento e ásperos, pois, além de tratar o cabelo diretamente com óleos, o resultado é imediato.
A umectação pode ser feita de duas maneiras, ambas com os cabelos sujos e secos, mas em tempos de ação diferentes.

Umectação capilar

A primeira maneira de realizar a umectação capilar é antes do banho, com os cabelos ainda sujos e secos, deve-se aplicar o óleo vegetal em todo o comprimento dos fios e deixar agir durante 30 minutos, no mínimo. Após esse período lave e condicione o cabelo como de costume.
Esse processo ajuda a proteger os fios da ação detergente do shampoo e devolve a maciez e brilho para os cabelos ressecados e opacos.

Como fazer umectação noturna?

A segunda maneira de fazer umectação é durante a noite, com a famosa umectação noturna. É preciso passar o óleo vegetal nos fios, com os cabelos ainda sujos e secos, e deixar agir durante a noite toda. Na manhã seguinte lave o cabelo com o shampoo ou co-wash e condicione.
Essa técnica é maravilhosa para salvar os cabelos extremamente ressecados, pois devolve a oleosidade que o cabelo estava precisando.
Você pode realizar a técnica com qualquer óleo vegetal ao seu alcance, como o azeite de oliva “extra virgem”, óleo de coco, argan ou os óleos de umectação #Todecacho, que são próprios para isso. Todos vão ajudar a combater o ressecamento, frizz e opacidade.
Vale a pena também misturar óleos vegetais com máscaras de hidratação, essas misturinhas podem ser usadas como umectação noturna, ou como uma forma de potencializar o efeito nutritivo da máscara.

Umectação é só para cabelos cacheados e crespos?

A umectação é muito indicada para cabelos cacheados e crespos, pois são cabelos mais ressecados e que tem uma necessidade maior de óleo. Mas isso não significa que outras curvaturas não podem realizar essa técnica de nutrição, pelo contrário, ela é uma ótima alternativa para quem está com os cabelos opacos e ressecados.
A umectação só não é muito indicada para cabelos que já são muito oleosos, pois o óleo natural do cabelo já consegue suprir toda a necessidade dos fios.

Umectação entra no cronograma capilar?

O cronograma capilar é um tratamento que deve ser seguido regularmente e que integra hidratação, nutrição e reconstrução. Esse tratamento ajuda a repor os nutrientes e vitaminas que os fios perdem ao longo dos dias.
Na etapa de nutrição é possível acrescentar a umectação também, pois, como as máscaras de nutrição são ricas em óleos vegetais, nada melhor do que usar o óleo puro nos fios. O efeito será mais rápido e satisfatório.

Quais produtos podem ser usados na umectação?

Existem várias opções de óleos para fazer umectação, os principais e mais conhecidos são: Óleo de coco, óleo de tutano, óleo de argan, óleo de uva, óleo de abacate, óleo de amêndoas, óleo de manga, óleo de rícino e etc.
Também é possível nutrir os fios usando manteigas, pois elas são ricas em vitaminas e óleos vegetais. As principais manteigas para nutrir os fios são: Manteiga de karité, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu e manteiga de murumuru.
Existem dezenas de óleos e manteigas no mercado, todas fazem muito bem aos fios e podem ser usadas nas duas maneiras de umectar o cabelo.

Como tirar o óleo do cabelo?

Uma das principais queixas da umectação é a respeito da dificuldade de retirar o óleo do cabelo após o tratamento, pois como ele penetra nos fios, não sai com tanta facilidade quanto uma máscara de hidratação. A aparência do cabelo fica pesada, oleosa e sem movimento. Mas já existe uma técnica conhecida como UCPE (umectar, condicionar, pausar e enxaguar), que ajuda a retirar completamente o óleo dos fios. Essa técnica garante que o óleo saia totalmente junto com o condicionador, mas usar o shampoo não é proibido, apenas não tem a mesma eficácia que o condicionador na retirada do produto dos fios.
Realizar esse procedimento é muito simples, após a umectação capilar passe uma quantia generosa de condicionador nos fios – indicamos que seja um condicionador mais leve-. Em seguida deixe agir de 20 a 30 minutos, por fim, enxágue com bastante água. Essa técnica pode ser feita com produtos sem o silicone na composição, ou seja, produtos liberados. Garantimos que o resultado será ainda melhor e mais rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *