Umectação Capilar: saiba a diferença entre óleocreme, óleo vegetal e máscara

Por: Thauany Lima

Umectação Capilar

Toda cacheada e crespa já deve ter escutado falar sobre a técnica de umectação capilar, não é mesmo?!

Ela é um tratamento maravilhoso que proporciona reparação e reposição nutricional aos fios ressecados, fator mais comum em cabelos cacheados e crespos.

Mesmo que a técnica de umectação capilar seja famosa, existem algumas possibilidades de realizá-la que não são tão divulgadas, por exemplo, máscaras de nutrição e óleocreme, formas alternativas de realizar o tratamento sem usar o óleo puro.

Sabendo dessas possibilidades, vamos auxiliar na escolha da sua umectação e mostrar as diferenças entre cada uma delas. Confira as dicas que separamos para você.

Porque devo fazer umectação?

Como foi dito anteriormente, a umectação capilar devolve a oleosidade aos fios, algo muito necessário para os cabelos ressecados em que a oleosidade natural da raiz não consegue alcançar todo o comprimento dos fios.

Cabelos cacheados e crespos são os mais carentes de óleo, por isso, são consideradas as curvaturas mais ressecadas. Esse tratamento capilar é fundamental para a saúde desses dois tipos de cabelo, pois devolve a nutrição necessária.

Os cabelos lisos e ondulados também podem recorrer à umectação capilar, mas apenas em casos de ressecamento extremo, caso contrário, irá aumentar a oleosidade do couro cabeludo, podendo causar caspas e opacidade dos fios, deixando os mesmos super pesados.

Óleocreme para umectação capilar

Umectação Capilar

O óleocreme é uma nova forma de umectar o cabelo usando todo o poder do óleo e a facilidade do creme.

Ele é uma poderosa fórmula que mistura óleos vegetais com creme, porém, esse segundo em menor quantidade, deixando o poder do óleo vegetal em evidência.

O óleocreme vai conseguir devolver a oleosidade necessária para os fios a partir da primeira aplicação, sendo uma das melhores alternativas de umectação capilar.

O creme presente na fórmula potencializa a nutrição, mas também facilita no enxágue do produto, algo que é mais complicado quando se trata apenas do óleo puro.

Para realizar a umectação comum usando o óleocreme, basta aplicar o produto no cabelo mecha a mecha, enluvando todo o comprimento e massageando o couro cabeludo. Depois disso, deixe o produto agir por, no mínimo, 30 minutos. Por fim, é só lavar e enxaguar o cabelo com o seu shampoo e condicionador de costume.

Se você quiser realizar uma umectação noturna com este produto é só aplicar seguindo os mesmos passos da umectação comum. Depois de aplicar devidamente e massagear o couro cabeludo, retire o excesso de produto com uma toalha e coloque uma touca de banho sobre a cabeça (você também pode enrolar uma camiseta de algodão, caso não tenha touca), podendo dormir com o produto. Na manhã seguinte, lave e condicione os fios com seus produtos de preferência.

Ah, também dá para potencializar sua máscara de hidratação usando o óleocreme, é só pingar algumas gotas do produto na máscara e usar a mistura normalmente.

Caso queira experimentar essa facilidade e nutrição poderosa, aposte nos óleocremes da Salon Line, que foi pioneira no desenvolvimento dessa tecnologia capilar. Vale a pena!

Umectação capilar com máscara

As pessoas geralmente recorrem aos óleos vegetais puros para realizar a umectação capilar, porém, as máscaras de nutrição também podem ser usadas para a mesma finalidade, acredite!

As máscaras de hidratação que contém óleos em suas fórmulas podem ser usadas para umectar o cabelo antes do banho ou durante a noite.

A máscara é a melhor alternativa para quem sente uma dificuldade maior em eliminar o óleo dos fios, afinal, é mais fácil de ser retirado por ser um creme.

Essa maneira de umectar é ótima, mas não tão potente quanto aplicar óleos puros nos fios.

Óleo vegetal para umectação capilar

O óleo vegetal é a maneira mais rápida de devolver a sedosidade e o brilho aos fios, isso porque, é possível notar a diferença já na primeira aplicação.

Os óleos vegetais devem ser os melhores amigos das cacheadas e crespas, seja puro, em máscaras ou óleocreme, conforme mencionado anteriormente.

É possível usar dezenas de óleos vegetais na umectação capilar, por exemplo, rícino, amêndoas, oliva, uva, argan, coco, abacate, entre outros. Todos são fáceis de ser encontrados e são perfeitos para combater o ressecamento e opacidade.

Gostou das dicas? Confira tudo sobre como realizar uma umectação capilar passo a passo, seu cabelo vai agradecer toda a atenção e cuidado!

Leia também