Undercut feminino e masculino: dicas de cuidados e inspirações do visual!

Por: Luiza Olinda

undercut feminino
Ele só virou moda no ano passado, mas muito se engana quem pensa que o corte undercut é um novo jeito de se cortar os cabelos.
Na verdade, o corte que consiste em raspar uma área (normalmente as laterais ou a nuca) e deixar o cabelo mais comprido em cima tem diversas inspirações no passado. O topete ou franja mais longa remete ao penteado usado pelos adeptos do estilo rockabilly, nos anos 50, e até na cabeleira dos punks dos anos 70.

É por conta disso que o undercut tem esse toque de rebeldia e estilo que caiu nas graças de homens e mulheres. Sim, o undercut é um corte que pode ser utilizado por qualquer um, independente do gênero e ainda se adapta a cabelos lisos, cacheados e até crespos. É muita versatilidade para um único corte de cabelo, não é mesmo?

Se você simpatiza com esse corte, mas ainda não se sente totalmente segura para raspar os fios, fique tranquila! A seguir você vai encontrar todas as informações que precisa para entender como esse corte funciona, quais são as variações do undercut e encontrar aquela que mais combina com você.

Como cortar o cabelo no estilo undercut

undercut masculino
O undercut tradicional se baseia em dividir uma grande parte do topo do cabelo e raspar as laterais e parte de trás. A mecha mais longa pode ser ajeitada como um topete alto, uma franja despojada, penteada para o lado ou para trás, como você preferir.

Para quem tem cabelos lisos e sem muita estrutura, manter a franja ou deixar os fios assentados para trás ou para o lado, é bastante prático, mas é possível fazer um topete mais estruturado com ajuda de produtos como mousse e fixador.

E quem ostenta aquele cabelão cacheado ou crespo terá facilidade de manter o topo sempre volumoso e atraente, né!?
O primeiro passo da preparação do corte consiste em dividir a parte do cabelo que será mantida dos outros fios. Uma boa dica para esse momento é tomar como referência o final das sobrancelhas, traçando uma linha reta do fim da sobrancelha direita até o meio da cabeça e do fim da sobrancelha esquerda até o meio da cabeça, de forma que as duas linhas se encontrem.
Depois que tiver feito essa divisão, prenda essa parte do cabelo e raspe cuidadosamente o restante na altura desejada.

Para raspar, há a possibilidade usar uma máquina para que os fios fiquem bem baixos, ou ainda usar a tesoura. Com esse último equipamento, o efeito undercut fica bem mais sutil, o que pode ser bom para quem vai fazer o corte pela primeira vez e ainda não sabe bem qual será o resultado final.
Para quem escolhe usar a máquina, a dica para um undercut mais próximo do tradicional é escolher os pentes que cortam mais rente à raiz. A indicação é usar os pentes 2 ou 3 nesse caso.

Mas, se preferir um visual diferente, você também pode escolher usar vários pentes e fazer o undercut degradê ou gradual. Nele a área raspada é cortada em camadas, deixando a combinação entre o topo do cabelo e a nuca mais natural.

Há também o undercut desconectado que é bem parecido com o tradicional, mas é traçada uma linha que divide o cabelo raspado do topete.
A manutenção desse corte depende muito do fluxo de crescimento dos seus cabelos, mas o ideal é aparar os fios raspados a cada 15 ou 25 dias. Dessa forma você conseguirá manter o corte undercut bem desenhado.

As variações do corte undercut feminino

variações de undercut feminino
E quando a mulher gosta do conceito do undercut, mas nem por isso deseja tirar o comprimento dos seus fios, existe alguma solução? É claro que sim! Existem variações do undercut feminino (que também podem ser adotados por homens com cabelos longos) em que é possível manter o cabelo comprido.

A primeira opção é raspar apenas uma das laterais do seu cabelo, mantenho todos os fios penteados para o lado oposto. O ideal para as optantes deste estilo é manter os fios raspados sempre bem curtinhos para manter o corte.
undercut
Há também a possibilidade de raspar a parte de trás do seu cabelo, próxima à nuca. Além de estiloso esse é um corte muito prático e que diminui bastante o volume dos fios.
Quando quiser mostrá-lo é só prender os cabelos, e se preferir escondê-lo e só manter os fios soltos. Fácil, não é?
Na hora de raspar, você ainda pode escolher seguindo a linha da nuca traçando uma linha reta ou arredondada, ou fazer uma forma geométrica, para deixar o corte mais divertido e moderno.

Leia também